9 de janeiro de 2025

Escolas de Osvaldo Cruz são contempladas com livros de ex-aluno da FAI

Escolas de Osvaldo Cruz são contempladas com livros de ex-aluno da FAI
Ao todo, foram mais de 100 livros distribuídos por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

O ex-aluno do curso de Matemática do Centro Universitário de Adamantina (FAI) e escritor Alessandro Ferreira da Costa foi um dos proponentes que teve seu projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em Osvaldo Cruz.

“Difundir a literatura local através da saga ‘Deus Por Testemunha’” visa levar às escolas públicas ou privadas do município de Osvaldo Cruz, que ofertam o ensino médio, e na biblioteca  municipal, os três livros de sua trilogia. Ao todo, foram mais de 100 livros distribuídos.

O projeto está entre os 54 classificados de um total de 80 inscritos. A trilogia é composta por “Deus Por Testemunha – Nunca Matei Ninguém”, publicado e lançado em 2018; “Deus Por Testemunha – Eu Me Vingarei”, publicado em 2022 e lançado em 2023; e “Deus Por Testemunha – Nunca Mais Matarei”, publicado e lançado em 2024.

Assim, o projeto “Difundir a literatura local através da saga ‘Deus Por Testemunha’” propagará e abrirá as portas da literatura local por meio da distribuição de cinco exemplares de cada livro da trilogia para a biblioteca municipal e para as escolas de Osvaldo Cruz: Etec Amim Jundi, Escola Estadual Dom Bosco, Escola Estadual Osvaldo Martins, Escola Estadual Benjamin Constant, Escola Estadual Professora Maria Aparecida Lopes e Escola Sesi.

Essa ação fomenta a leitura e difunde a literatura local no propósito de entreter o leitor, além de propagar fatos históricos, uma vez que, por mais que se trate de uma obra fictícia, a saga do personagem principal, Salomão Paturiet, é narrada dentro de um cenário regional (mencionando várias cidades da Nova Alta Paulista, entre elas Osvaldo Cruz, Bastos, Lucélia etc.) e é recheada com passagens históricas a nível mundial, como a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, a chacina da Candelária, a morte de Michael Jackson e várias outras.

 

Lei Aldir Blanc

 

A Lei Aldir Blanc, oficialmente conhecida como Lei nº 14.017/2020, foi criada para apoiar o setor cultural durante a pandemia, proporcionando auxílio emergencial aos profissionais da área que tiveram suas atividades impactadas. Além de garantir subsídios, a lei também financia projetos culturais que visam manter viva a produção artística e cultural em todo o país.

 

 

Por Kako de Oliveira

Revisão de Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês