21 de novembro de 2024

Rede Promover Vida realiza 13º Encontro por uma Cultura de Paz e 8º Simpósio Regional de prevenção e posvenção do suicídio dia 25

Rede Promover Vida realiza 13º Encontro por uma Cultura de Paz e 8º Simpósio Regional de prevenção e posvenção do suicídio dia 25
Programação contará com palestras, oficinas e sarau da rede no período diurno; para o noturno haverá roda de conversa on-line

A Rede Promover Vida, um coletivo de instituições, profissionais e pessoas em prol da vida de Adamantina (SP) e região, da qual o Núcleo de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (NUPFAI) é membro e articulador, promove na próxima segunda-feira, 25, no Câmpus II, o 13º Encontro por uma Cultura de Paz de Adamantina/SP: ações de promoção à vida, prevenção do suicídio e outras violências e o 8º Simpósio Regional de prevenção e posvenção do suicídio.

 

A programação pela manhã e tarde, em formato presencial, prevê palestras, oficinas e sarau da Rede. Já no período noturno haverá uma roda de conversa on-line. O destaque desta edição será a presença do psicólogo Paulo Vitor Navasconi, mestre e doutor em Subjetividade e práticas sociais na contemporaneidade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), coautor do livro (Re)pensando o suicídio: subjetividades, interseccionalidade e saberes pluriepistêmicos, vencedor da 9ª edição do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) na categoria Melhor Livro das Ciências Humanas.

 

Outro destaque da programação é a participação da terapeuta ocupacional e docente aposentada da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Maria de Lourdes Feriotti, que irá ministrar às 13h sobre a importância do trabalho multidisciplinar em redes com a palestra “Costurando diversidades e tecendo a paz: a colcha de retalhos como metáfora das relações transdisciplinares”.

 

Diferente dos anos anteriores em que os encontros de caráter comunitário e científico eram realizados próximo à data de 10 de setembro, o dia internacional de prevenção do suicídio, nesta edição ocorrerá no mês de novembro no qual o dia 20 é marcado pelo Dia da Consciência Negra e o dia 23 é o Dia Internacional do Sobrevivente Enlutado por Suicídio.

 

A supervisora de estágio, coordenadora do Núcleo de Psicologia da FAI, membro e articuladora da Rede, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos, convida a comunidade a participar das atividades e comenta a respeito da organização das oficinas.

 

“As oficinas trazem a potência do trabalho dos profissionais e dos órgãos da Rede Promover Vida com uma multiplicidade de temas e focos que se relacionam com a prevenção e posvenção do suicídio de outras violências”, afirma.

 

A roda de conversa on-line no período noturno irá tratar sobre o tema “H(A) vida após a perda de uma pessoa querida por suicídio”, quando falarão duas mães enlutadas por suicídio, “que vão abordar possibilidades de vida posterior à perda – grupos de apoios, e materiais de prevenção”.

 

As inscrições para o encontro devem ser realizadas pelo site fai.com.br e no local, mediante a existência de vagas. “Agradecemos a todos os parceiros, colaboradores, que estão se dedicando para que este encontro ocorra”, finaliza.

 

Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site da FAI.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês