Referência em Psiquiatria Forense ministra palestra virtual a alunos da FAI nesta quinta, 7
O médico psiquiatra forense Guido Palomba abordará os “Transtornos psiquiátricos e os desafios da medicina atual”
Considerado uma das principais referências em Psiquiatria Forense do Brasil, o médico psiquiatra Guido Palomba ministrará uma palestra semipresencial aos alunos de Medicina, Psicologia e Direito do Centro Universitário de Adamantina (FAI) durante o Simpósio de Psiquiatria Forense na noite desta quinta-feira, 7.
“Será um evento híbrido, com a presença dos estudantes no Auditório, e a palestra de forma virtual, on-line, pelos dispositivos e canais de comunicação da FAI. Além dos nossos estudantes, o público-alvo também são os integrantes da rede de saúde mental do município e da região”, observou a Prof.ª Esp. Daniela de Oliveira Guidini, docente do curso de Medicina e uma das organizadoras do evento.
O evento, marcado para as 19 horas no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, tem iniciativa do curso de Medicina, com apoio das Pró-Reitorias de Extensão (PROEXT) e de Ensino (PROENS) e parceria do Poder Judiciário local e do Polo de Atividades Integradas (Clínica PAI/Nosso Lar).
A palestra abordará os “Transtornos psiquiátricos e os desafios da medicina atual”. “Será um Simpósio de Psiquiatria Forense, no qual faremos a interligação dos conhecimentos médicos sobre a mente humana com o sistema legal. A Psiquiatria Forense e a Medicina se utilizam desse conhecimento médico para avaliar o estado mental de pessoas geralmente envolvidas em processos judiciais, de criminosos”, descreveu Daniela Guidini.
Com vários livros publicados, Guido Palomba é um renomado psiquiatra forense, especialista na avaliação e perícia de crimes famosos. “Ele discorre muito sobre questão da psicopatia, sociopatia, mitos e verdades, e a questão da política antimanicomial, da evolução e finalização dessa política e os recursos e dispositivos que hoje dispomos para a nova política de reforma psiquiátrica”, comentou a docente.
A luta antimanicomial também é uma das discussões do doutor Guido em relação aos desafios da atualidade, tema específico nesse novo momento da política antimanicomial, com fechamentos de hospitais de custódia, formas de atendimento desses pacientes e dependência química.
“A Psiquiatria Forense é um tema de grande importância na sociedade e que ganha ainda mais destaque a partir da Resolução nº 487/2023, do Conselho Nacional de Justiça [CNJ], que extingue os chamados Manicômios Judiciários. A FAI se mostra totalmente conectada a esta problemática, ao realizar um Simpósio Acadêmico com a presença da maior autoridade brasileira sobre o tema, que é o Dr. Guido Palomba”, destacou o coordenador de Projetos de Extensão da Área de Humanas da PROEXT, Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini.
O Simpósio
O Simpósio de Psiquiatria Forense é um evento da coordenação do curso de Medicina apoiado pela PROEXT e PROENS, em parceria com o Poder Judiciário local e a Clínica PAI/Nosso Lar, por intermédio da juíza de Direito da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, responsável pela intermediação com o psiquiatra Guido Palomba.
“Ela [Dra. Ruth] vai estar presente na nossa mesa-redonda após a palestra do doutor Guido. Acho que é uma oportunidade de aprendizagem única que teremos aqui na FAI, de uma forma tão próxima”, concluiu Daniela Guidini.
Por Daniel Torres
Colaborou: Priscila Caldeira