Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial tem nova coordenação
Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi assumiu a coordenação do SAPP em 01 de agosto, antes exercida pela Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos
O Serviço de Apoio Pedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina tem nova coordenação desde 1º de agosto. A Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi assumiu o cargo, antes exercido pela Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos, a qual esteve à frente da implantação da instância que visa proporcionar bem-estar, melhoria das condições de saúde, aprendizagem e interações sociais na vida universitária desde 2021.
Destinado a servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes, o SAPP é resultado de um anseio entre professores e gestores em oferecer, além da qualidade de ensino, apoio a processos de aprendizagem, vinculação e relacionamentos sociais a todas as pessoas que compõem a comunidade acadêmica.
“A decisão de solicitar minha saída da coordenação foi muito difícil, porém, bem refletida, tanto nos aspectos que se referem ao próprio trabalho do SAPP quanto às minhas perspectivas profissionais na FAI”, explica a Prof.ª Dra. Ana Vitória.
Como participante do processo de construção do SAPP desde a sensibilização das instâncias superiores para a necessidade de sua existência e da elaboração de seus projetos iniciais em 2019, quando de sua implantação em 2021 e o desenvolvimento até o momento atual, a docente conta que foram muitos os desafios.
“Acredito que o SAPP, graças ao apoio contínuo recebido de todos os setores da FAI, aos integrantes de sua equipe e a articulação junto a outros setores congêneres no país, hoje tem uma estrutura bastante potente para realização de ações nas várias áreas que se propõe e entra em uma nova fase na qual deverá fortalecer cada uma das áreas implantadas, com novos desafios”, aponta.
Passagem da coordenação
Ana Vitória entende que a coordenação assumida pela professora Evelyn é “um processo natural” por ser parte ativa da equipe desde 2022, “sempre com muita dedicação, propósitos e ações fundamentadas”.
A docente afirma gostar muito do processo de formação dos alunos e dos investimentos em ações universitárias na comunidade e que, nesse momento, além de continuar como responsável técnica e coordenadora do Serviço-escola de Psicologia, irá se dedicar mais à docência, pesquisa e extensão.
“Agradeço a oportunidade, a confiança em meu trabalho e o apoio dos gestores. Agradeço também a todas as instâncias da FAI pela parceria e trabalho conjunto, sem as quais nada faríamos, e desejo vida longa ao SAPP, um importante suporte de desenvolvimento humano a toda comunidade FAI”, ressalta.
Desafios
Com a meta de continuidade da gestão anterior, a atual coordenadora afirma que o maior desafio e intenção para o SAPP é de ampliar o senso de pertencimento universitário, tanto dos estudantes quanto dos servidores.
“A intenção é que nosso público perceba a universidade não só como um espaço de aprendizado e trabalho, mas de acolhimento, pertencimento e trocas afetivas e sociais. Também desejamos que nossos estudantes e servidores sintam-se coparticipantes das ações do SAPP, uma vez que nosso trabalho é feito com todos e para todos nós”, frisa a Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi.
Evelyn agradece à reitoria, às pró-reitoras Liliana Tóffoli (extensão) e Fúlvia Veronez (ensino) e à coordenadora anterior Ana Vitória Salimon-Santos, por todo o apoio à construção e manutenção do SAPP.
“Meus agradecimentos especiais também à equipe do SAPP, nas figuras das profissionais que ajudam a construir cotidianamente nossas ações com todo carinho e respeito ao serviço e aos nossos usuários: escriturária Lúcia [Duarte], estagiária Karine [Nunes Souza], instrutora de yoga Gabriela [Toloi], assistentes sociais Tânia [Martins] e Regiane [Gonçalves Dechen], psicólogas Evelini [Ferraz Rodrigues] e Liliane [Maria da Silva]”, relata.
Sobre o SAPP
O objetivo geral do SAPP é o de promover educação inclusiva, equitativa e de qualidade, bem como fornecer subsídios para a integração, promoção e prevenção da saúde por meio de três grandes eixos: saúde biopsicossocial, desenvolvimento e aprendizagem; integração corpo e mente; cidadania, diversidade e inclusão.
“Atualmente nossas atividades são compostas de atendimento psicossocial e psicopedagógico; grupos de promoção de saúde; orientação educacional e de carreira; atividades de yoga; oficinas de aprendizagem e desenvolvimento; oficinas lúdicas; projeto EstimulAÇÃO; Cine Debate, apoio à integração, valorização e relações dos servidores”, enumera Evelyn.
O SAPP está aberto a sugestões, podendo também oferecer palestras e rodas de conversas. A programação das atividades está disponível em fai.com.br/sapp.
Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 21h30, o telefone para contato é (18) 3502-7010 – ramal 5360, e-mail [email protected]. Para ligações e WhatsApp: (18) 99796-6734.
SAPP em semanas acadêmicas
O SAPP tem participado das semanas acadêmicas dos cursos, conforme solicitação de estudantes e coordenadores. Haverá Cine Debate com o Documentário: “Antissocial: relações abusivas no dia a dia” na semana acadêmica do curso de Psicologia, e apresentação da palestra: “Simone Biles, o rigor do mundo esportivo de alto rendimento: pressões, definições e superação”, no curso de Educação Física.
Também vai participar da semana do curso de Fisioterapia com a palestra sobre “Luto: o profissional de fisioterapia diante da morte” e a oficina sobre Orientação de Carreira: “Me formei, e agora?”.
“O SAPP já tem 3 anos e meio de implementação e funcionamento. Ele vem se estruturando e crescendo desde sua criação, ampliando as atividades psicossociais e psicopedagógicas. Gostaria de lembrá-los, principalmente para o público que ainda teve pouco contato com o Serviço, que todas as atividades são gratuitas para a comunidade FAI, por isso, aproveitem!”, finaliza Evelyn.
Por Priscila Caldeira