Professora lança 2ª edição da Antologia de Contos, Poemas e Crônicas Regionais na Bienal de SP
Organizada pela Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil e por Eunice Ladeia Guimarães Amaro, obra contém poemas comentados, musicados e cifrados sobre vivências e diversos temas que representam a Nova Alta Paulista
Com registro de elementos importantes das culturas literária e regional, a docente do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil, irá lançar a segunda edição da Antologia de Contos, Poemas e Crônicas Regionais da Nova Alta Paulista na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 8 de setembro, das 14h às 15h30. Publicada pela editora Scortecci, estará disponível nas versões impressa e eletrônica.
“Assim como a 1ª Antologia, que lançamos em 2019, a 2ª obra é seminal. Entre escritores, comentaristas e músicos, somos 45 pessoas de 11 cidades da Nova Alta Paulista. De Adamantina somos 12 participantes. Há outras cidades do estado de São Paulo e de outras partes do Brasil, considerando os músicos e comentaristas”, conta a docente, que coordena vários projetos culturais e de desenvolvimento de base local voltados à criação do Território Criativo Latitude 21 Nova Alta Paulista.
Organizada pela professora Izabel e por Eunice Ladeia Guimarães Amaro, a antologia contém poemas comentados, musicados e cifrados a respeito de vivências, memórias, e diversos temas que representam a Nova Alta Paulista, fruto de mais de mil horas de dedicação das pessoas envolvidas, num período de três anos.
“O resultado é a sistematização artístico-literária de parte das identidades regionais da Nova Alta Paulista. Indicou-se o tema central ‘representações imateriais da Nova Alta Paulista’, o restante ficou por conta das influências culturais e criatividade dos envolvidos, que imprimiram o que se desejava: a diversidade nos aspectos abordados, nas análises literárias e sociológicas e nos gêneros musicais. Tem-se, portanto, uma obra inédita no oeste paulista, escrevendo um capítulo peculiar na história cultural regional”, frisa Izabel.
Para o coordenador de comunicação científica, Prof. Dr. Guilherme Batista do Nascimento, o lançamento do livro reforça o engajamento da professora “em produzir e compartilhar conhecimento, contribuindo para o registro das identidades regionais da Nova Alta Paulista”.
Detalhes da produção
Todos os poemas foram musicados, num projeto extraordinário, que resultou na gravação de 40 músicas inéditas, com influências musicais presentes no cancioneiro regional. De acordo com Izabel, os poemas foram entregues a músicos de diferentes estilos, priorizando captar a diversidade.
“Cida Ajala (Presidente Prudente), que se identifica como estilo raiz, musicou 30 poemas; Kleberson Calanca (Adamantina e Artur Nogueira) musicou um poema com estilo de música de concerto; Evilázio Dias e Genilson dos Santos (Divina Pastora e Riachuelo/SE) musicaram um poema em estilo xote pé de serra; Allan Roffé (Belém/PA) musicou um poema no estilo carimbó; Paulinho Alaby (Adamantina e São Paulo) musicou um poema em estilo xaxado; Adriana Barrochello (Adamantina e Assis) musicou um poema no estilo hip hop. Além da composição musical, houve as gravações, também com recursos dos próprios escritores. Essas músicas têm registros autorais e estão disponibilizadas no Youtube”, detalha.
Com dedicação há anos na representação das identidades regionais da Nova Alta Paulista, por meio do Coletivo Latitude 21 – um movimento cultural independente, com pessoas unidas por propósitos em comum – foi criada e apresentada a proposta ao grupo, sempre aberto a novas participações.
“Somos a última porção do estado de São Paulo a ser colonizada por não indígenas e não temos nenhum grupo étnico predominante. Assim, recebemos muitas influências e temos poucas representações sistematizadas”, relata.
Apoio financeiro
Conforme conta a Prof.ª Dra. Izabel, as obras são custeadas pelos próprios envolvidos e contam com o apoio das secretarias e departamentos municipais de Cultura e/ou de Educação para a divulgação e os lançamentos.
“Para a composição do livro tivemos o apoio do professor e jornalista Sérgio Barbosa, que o apresentou à Cátedra Metodista da Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e tivemos a grata satisfação da impressão do selo na obra”.
A capa é da Agreste Consultoria Júnior, vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Câmpus Caruaru, com diagramação do professor Ricardo Torquato. A publicação é da editora Scortecci, de São Paulo.
A obra impressa foi organizada por Izabel Castanha Gil e Eunice Ladeia Guimarães Amaro e a versão eletrônica foi organizada por Izabel Castanha Gil e Kleberson Calanca, que fez a assessoria técnica da parte musical.
Lançamentos
Está previsto um lançamento em Adamantina, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. “Outros lançamentos poderão ocorrer nas cidades dos escritores”, adianta a docente.
Os livros estarão disponíveis a partir de 01 de setembro e poderão ser adquiridos diretamente com os autores. Se preferir comprar on-line, basta acessar emporioflamejante.com.br. Estará disponível também em portalescritor.com.br e na amazon.com.br.
“Você é nosso convidado para apreciar, presentear e divulgar a obra. É nosso convidado também para fazer parte da próxima edição, com novos poemas regionais musicados”, finaliza.
Por Priscila Caldeira
Colaborou: Prof.ª Dra. Izabel Gil