10 de junho de 2024

Docente de Veterinária defende tese de doutorado sobre galinhas poedeiras

Docente de Veterinária defende tese de doutorado sobre galinhas poedeiras
Fernanda foi pioneira a instituir uma nova linha de pesquisa na Unesp

A docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Dra. Fernanda Paes de Oliveira Boreli, defendeu a tese de Doutorado sobre o “Efeito do Estresse Térmico sobre o desempenho, e parâmetros fisiológicos de galinhas poedeiras”, sob orientação do Prof. Dr. Danilo Florentino Pereira, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Câmpus Experimental de Tupã.

Fernanda foi pioneira, junto com o Prof. Danilo, a instituir uma nova linha de pesquisa na Unesp, com a colaboração de professores e pesquisadores de outras instituições de ensino do Estado de São Paulo, com contribuições ao estudo da epigenética, biologia molecular e bioinformática.

A equipe de pesquisa deste projeto contou com a Prof.ª Silvana Gomes Gonzalez e alunos e ex-alunos do Curso de Medicina Veterinária da FAI em todas as fases de elaboração, inclusive em novas fases que estão por vir.

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e gerou até o momento bolsa de pesquisa para dois alunos do Centro Universitário, além de outras iniciações científicas.

“Tive a oportunidade de prestigiar a defesa de Doutorado da Prof.ª Fernanda e sua apresentação foi impecável, contando com banca internacional. Nossos parabéns ao brilhantismo desta professora e toda equipe, que muito engrandece a nossa Instituição”, ressalta a docente de Medicina Veterinária, Prof.ª Ma. Silvana Gomes Gonzalez.

Fernanda ressalta os frutos da parceria com a Unesp de Tupã e Dracena. “Nas pesquisas e projetos, fiz questão de inserir os alunos do Centro Universitário, que concorreram com os alunos da Unesp e conseguiram a pontuação para as bolsas. Estou muito orgulhosa deles e feliz com o resultado deste projeto. Inclusive, parte dele foi incluído no edital voluntário, com o objetivo de continuar trabalhando com essa linha de pesquisa”, diz.

 

Por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês