Professora de Medicina da FAI publica artigo em revista científica importante da Dermatologia
Publicação da Prof.ª Dra. Mariana Alvares Penha na JAMA Dermatology é resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na UNESP
A docente de Medicina do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Dra. Mariana Alvares Penha, publicou artigo na JAMA Dermatology, uma das revistas científicas mais influentes da área de Dermatologia, no último dia 10.
A publicação é resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica, Área de Dermatologia, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB/UNESP), concluída em abril de 2023.
Intitulado “Oral Minoxidil vs Topical Minoxidil for Male Androgenetic Alopecia”, o artigo comparou duas medicações (Minoxidil oral e o Minoxidil tópico) no tratamento da alopecia androgenética masculina, uma queda de cabelos geneticamente determinada.
Um ensaio clínico randomizado duplo-cego – ou seja, os grupos de pacientes são formados aleatoriamente e nem o paciente nem a médica pesquisadora sabem qual medicamento se está usando –, comparou essas duas medicações para verificar a eficácia e a resposta no tratamento da doença objeto da pesquisa.
“Foi o primeiro estudo que comparou essas duas medicações e conseguimos ver que o Minoxidil oral é eficaz e muito bem tolerado e seguro para o uso no tratamento da alopecia androgenética masculina”, explica a autora.
Para o coordenador de Comunicação Científica, Prof. Dr. Guilherme Batista do Nascimento, a publicação da professora Mariana Penha na prestigiada revista JAMA Dermatology destaca os “excelentes resultados” do seu doutorado.
“Essa publicação mostra a competência dos nossos docentes e serve como um estímulo para a contínua produção científica em nossa instituição”, frisa.
O artigo ficou um período em destaque no site da revista.
Sobre a revista
A JAMA Dermatology é uma revista médica mensal revisada por pares publicada pela American Medical Association. Tem conceito A1 no Qualis CAPES – um sistema brasileiro de avaliação de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
É a segunda no ranking mundial de revistas na área, conforme o fator de impacto JCR –
uma base estatística que permite avaliar e comparar publicações científicas por meio de dados de citações de revistas acadêmicas indexadas na Web of Science.
Em 2022 foram publicados 1.200 artigos, dos quais contribuíram 5.975 autores de 1.900 universidades em 56 países. A revista tem mais de 6,8 milhões de artigos visualizados todos os anos.
Por Priscila Caldeira