Prefeitura de Adamantina decreta situação de emergência em decorrência de estiagem prolongada
A Prefeitura de Adamantina declarou situação de emergência no município em decorrência de estiagem prolongada. A medida foi tomada em decorrência da estiagem e das altas temperaturas que estão atingindo o município desde o ano passado e isso tem resultado em perda na produção agropecuária.
Foi levado em consideração ainda que várias produções foram atrasadas, em razão da falta de chuvas suficientes, o que comprometeu o desenvolvimento das culturas gerando prejuízos e a necessidade de novos gastos e investimentos no replantio.
O decreto de emergência considerou que a frustração da produção ocasionou dificuldades aos produtores rurais no cumprimento de seus compromissos, bem como de todos os setores que dependem direta ou indiretamente da agropecuária, vez que comprometeram a capacidade de negociação e investimentos, acarretando sérios reflexos na economia local.
Além disso, a Nota Técnica da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Campinas que após levantamento no estado, constatou o comprometimento da produção agrícola, em razão do baixo índice pluviométrico e temperaturas muito altas.
O município declarou situação de emergência, pois com isso os produtores rurais terão respaldo quanto a prorrogações de financiamentos de custeio e investimentos, como manutenção de taxa de juros, antecipação de operações de pré-custeio e liberação de recursos privados junto às instituições financeiras