11 de março de 2024

Professora Izabel Castanha Gil representa a Cultura na4ª Conferência Nacional em Brasília

Professora Izabel Castanha Gil representa a Cultura na4ª Conferência Nacional em Brasília
Professora Izabel Castanha Gil entrevistada no Jornal do Meio-Dia

Aconteceu entre 4 e 8 de março último, a 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC), em Brasília, da qual participou a professora doutora Izabel Castanha Gil, compondo o grupo de pessoas delegadas que representaram o estado de São Paulo.

Segundo o Ministério da Cultura, o objetivo da Conferência “é fortalecer e criar mecanismos que garantam a proteção e a promoção da diversidade das expressões artísticas e culturais e a garantia de direitos”. A 4ª CNC acontece após um vácuo de dez anos, retomando os mecanismos de participação da sociedade. O papel dos delegados é conhecer a proposta inicial encaminhada pelo MINC e, por meio de votação, manter, alterar ou suprimir as proposituras, contribuindo para a elaboração do Plano Nacional de Cultura, com vigência de dez anos.

As conferências nacionais são instância de participação social valorizada por governos democráticos, constituindo-se em espaços de deliberação que buscam orientar políticas públicas para vários setores, como educação, cultura, saúde, agricultura, meio ambiente e outros.

A realização do evento em Brasília seguiu calendário criterioso, que se iniciou na esfera dos municípios. Participando do processo, em outubro de 2023, Adamantina sediou a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, sediando 10 municípios do entorno. O evento local foi coordenado pelo secretário de Cultura Sérgio Vanderlei Silva e pela coordenadora da Casa Afro, Meire Cunha. Nessa data foram escolhidos 5 delegados, sendo 3 representantes da sociedade civil e 2 do poder público. Izabel inscreveu-se como professora do Centro Universitário de Adamantina/FAI, portanto, no segmento denominado poder público. Em janeiro de 2024, ocorreu a votação dos delegados estaduais, em evento coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura, integrante da estrutura descentralizada de organização. Representando São Paulo são 40 delegados da sociedade civil e 20 do poder público.

A maior parte dos delegados eleitos pertence à região metropolitana de São Paulo e a regiões administrativas de maior concentração populacional, sendo poucos do chamado interior profundo. A professora Izabel Castanha Gil é escritora, com 9 livros publicados. Coordena o Projeto Nossa Gente, vinculado aos cursos de História e Geografia da FAI, que elabora estudos sobre a formação demográfica regional, entre outras temáticas. Juntamente com dois ex-alunos, atualmente professores da rede pública de ensino, foi contemplada com a Lei Paulo Gustavo e, agora com uma equipe regional multidisciplinar, estão elaborando o primeiro material didático voltado à Nova Alta Paulista. Ela faz parte também do Conselho Municipal de Cultura de Adamantina, responsável pelo eixo Literatura. Em 2019, com a participação de 55 escritores de 13 cidades, foi uma das organizadoras da 1ª Antologia de Crônicas, Contos e Poemas Regionais da Nova Alta Paulista, uma obra seminal para a região, que conta com 85 obras inéditas criadas por escritores de 13 cidades. Coordena o coletivo cultural Latitude 21, composto por escritores e músicos de várias cidades da região, já com 40 melodias gravadas e registradas. Em 2024, será lançada a 2ª Antologia, que trará os 40 poemas musicados, cifrados e comentados, sendo ela uma das organizadoras.

A professora Izabel participou da intensa programação do evento, onde pode fazer a apresentação de dois de seus livros, sendo um deles a 1ª Antologia de Contos, Crônicas e Poemas Regionais da Nova Alta Paulista. Ela conversou também com o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, a quem entregou proposta para a literatura regional.

A participação da delegada local foi viabilizada pela Prefeitura Municipal de Adamantina (viagem até São Paulo), Secretaria Estadual de Cultura (viagem aérea até Brasília), com alojamento e alimentação custeados pelo governo federal.

O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença de cerca de 5.000 pessoas, sendo elas membros de delegações de todas as unidades da federação, convidadas, observadoras, consultoras e imprensa. Foram aprovadas cerca de 30 propostas que contemplam a diversidade cultural brasileira. Após essa etapa, os técnicos do MINC terão 60 dias para sistematizar as deliberações e apresentar o Plano Nacional de Cultura à sociedade.

A 4ª Conferência Nacional de Cultura foi presidida pela ministra da Cultura Margareth Menezes e teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura. Durante o evento o senado federal aprovou o projeto (PL 5.206/2023) que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), cujo objetivo é “garantir os direitos culturais, com a colaboração entre os entes federativos, para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura”. No dia 7 de março, também durante a Conferência, o presidente da República assinou o Novo PAC Seleções, que destinará R$ 430 milhões para obras dos CEUs da Cultura e do Patrimônio Histórico. Os recursos irão contemplar 24 unidades da federação, com exceção de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, que não apresentaram proposta para este programa. O CEU da Cultura (Centro de Artes e Esportes Unificados) “é um equipamento público de uso cultural e caráter comunitário, que inclui espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, entre outras atividades interrelacionadas à cultura”.

A participação ativa nesse evento decorre da ação articulada do governo federal, que acredita na participação democrática e operacionaliza a metodologia participativa, da Secretaria Estadual de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, à qual registro os meus agradecimentos.

WhatsApp Image 2024 03 11 At 09.58.22 (1)WhatsApp Image 2024 03 11 At 09.58.22 (2)WhatsApp Image 2024 03 11 At 09.58.22 (3)WhatsApp Image 2024 03 11 At 09.58.22WhatsApp Image 2024 03 11 At 09.58.23 (1)WhatsApp Image 2024 03 11 At 09.58.23

Prof.ª dr.ª Izabel Castanha Gil

Compartilhe esta notícia