Setor de Segurança do Trabalho e CIPA realizam capacitação de servidores
Treinamento registrou a participação de mais de 50 funcionários, da instituição e terceirizados, dos setores da manutenção, limpeza e jardinagem
Os servidores do Centro Universitário de Adamantina receberam uma capacitação realizada pelo Setor de Segurança do Trabalho, com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), nas últimas quinta e sexta-feira, 22 e 23 de fevereiro, no Câmpus II.
Ministrado pelo técnico de segurança do trabalho Maik Monção, participaram do treinamento 31 servidores da manutenção e da limpeza da instituição e 22 funcionários da empresa terceirizada dos setores de limpeza e jardinagem.
O objetivo é o cumprimento das Normas Regulamentadoras nas dependências da instituição, onde foram realizados os treinamentos da Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), que regulamenta a execução do trabalho por meio do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a NR-35 sobre a gestão de segurança e saúde do Trabalho em Altura.
“Os treinamentos visam além do cumprimento das Normas Regulamentadoras, promover o desenvolvimento de seus colaboradores, buscando a melhoria contínua e aumentando a eficiência dos procedimentos internos, zelando pela segurança e saúde dos colaboradores nas dependências da instituição”, afirma Maik.
De acordo com o engenheiro, a metodologia dos treinamentos objetiva abordar de maneira teórica e prática os itens constantes nas normas regulamentadoras, “de forma simples e objetiva”, para facilitar o aprendizado dos trabalhadores e haver efetividade no cumprimento das normas no dia a dia de trabalho.
“Nos treinamentos, os colaboradores são orientados a sempre executar as tarefas de maneira prevencionista, analisando o ambiente e tomando as medidas necessárias para execução do trabalho com qualidade e segurança, zelando pela saúde e integridade física durante os processos de trabalho e evitando a ocorrência de acidentes e incidentes”, explica.
Para o vice-presidente da CIPA, Mateus Augusto Vitorelli, a atuação em conjunto com o Maik, técnico de segurança do trabalho, contribui muito para o desenvolvimento das atividades de forma segura, na melhoria dos processos e na contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores.
“Além do cumprimento das normas técnicas, esses treinamentos visam fornecer informações para os servidores de modo que eles conheçam todos os riscos que envolvem suas atividades e, o mais importante, como se proteger deles”, avalia.
Mateus estende o convite aos que tenham interesse em participar da CIPA e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro. “Fica o convite para os servidores se candidatarem ao processo eleitoral. As inscrições estão abertas até o dia 7 de março pelo site institucional (através deste link)”, finaliza.
Por Priscila Caldeira