Adamantina, participa da Conferência Estadual de Cultura no Memorial da América Latina em São Paulo.
Conferência Estadual de Cultura em São Paulo
A Conferência Estadual de Cultura teve como objetivo debater e construir coletivamente as políticas culturais do estado de São Paulo, com base nas propostas enviadas pelos municípios.
Adamantina realizou a conferência intermunicipal em 27 de outubro com a Marina Rolin, representante da secretaria de cultura do estado de São Paulo. Na ocasião, foram debatidos os seis eixos apresentados e escolhidos por meio de votação os delegados que iriam representar Adamantina na conferência estadual, no dia 18 de dezembro.
Delegados Escolhidos
Os delegados escolhidos, presentes para representar Adamantina na conferência estadual, foram:
- Izabel Castanha Gil
- Franciele Abreu
- Lucia Prado, supervisora da Casa Afro
Meire Cunha também esteve presente. Das cidades na região, Parapuã foi representada pelo chef gastronômico Édipo Wilian.
Participação e Representação
A conferência contou com a participação de delegados eleitos pelos 159 municípios que realizaram a conferência municipal. Representantes do governo estadual, da secretaria de cultura, da economia criativa, das entidades culturais e dos movimentos sociais também estiveram presentes.
A conferência foi dividida em duas etapas: uma online transmitida pelo Youtube da Secretaria Estadual de Cultura e outra presencial evidenciando tudo nas esferas municipais e estaduais.
Criação do Regimento Estadual da Cultura
A conferência foi marcada por um amplo debate sobre a criação do regimento estadual da cultura. Esse regimento será levado para a conferência nacional em Brasília, no mês de março. O próximo passo para a conclusão do regimento será em janeiro através de reunião híbrida. A conferência também foi uma oportunidade para promover o diálogo entre poder público e sociedade civil para discussão e construção coletiva das políticas culturais.
O secretário executivo de cultura, Marcelo Assis, destacou e agradeceu a presença de 580 delegados, de mais de 200 municípios.