Criança de 10 anos morre após torcer o pé e fraturar bacia, em Dracena
Valentina Rafaella Bernardes Sena foi levada três vezes com dores ao Pronto Atendimento Municipal, onde foi liberada nos dois primeiros atendimentos.
Uma criança, de 10 anos, morreu neste domingo (8) após torcer o pé e fraturar a bacia, em Dracena (SP). A Polícia Civil suspeita que Valentina Rafaella Bernardes Sena tenha sofrido uma embolia pulmonar após ter sido atendida duas vezes no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e retornar para casa.
Conforme o delegado que registrou o caso, Victor Biroli, a menina se desequilibrou e torceu o pé na Emefi Luiza Rossa Ribeiro na última quinta-feira (5). Os pais a levaram para o PAM, onde foi realizado um raio-x que não constatou fratura. Após o atendimento, ela foi liberada.
No sábado (7), a criança continuou reclamando de dores e foi levada novamente ao Pronto Atendimento. No local, foi feito um novo exame que constatou uma fratura na bacia.
Segundo a Polícia Civil, como não demandava uma emergência, na visão da equipe médica, foi agendado um atendimento com um ortopedista nesta segunda-feira (9).
Em contrapartida, Valentina reclamou aos pais que continuava com dores neste domingo (8) e foi levada novamente ao PAM já arroxeada durante a manhã.
Ainda conforme a polícia, ela foi socorrida ainda com vida na unidade de saúde, mas logo depois veio a óbito.
“Ao que tudo indica, pode ter sido uma embolia pulmonar, quando um coágulo de sangue sobe da lesão que teve e vai para o coração, em uma artéria”, explicou o delegado Victor Biroli.
Foi solicitado um exame necroscópico ao Instituto Médico Legal (IML), que solicitou exames complementares patológicos para concluir o laudo sobre a causa da morte.
O Boletim de Ocorrência foi registrado como morte suspeita e um inquérito policial foi instaurado.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, deve ser investigado se houve ou não omissão de socorro médico durante os atendimentos realizados no Pronto Atendimento Municipal.
O g1 solicitou um posicionamento à Prefeitura Municipal de Dracena sobre o ocorrido, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O corpo de Valentina está sendo velado no Memorial VidaPrev e será sepultado no Cemitério Municipal às 16h desta segunda-feira (9).
Fonte: G1