Curso de Medicina promove o Projeto de Extensão de Urgência e Emergência nas escolas
Na primeira semana, aproximadamente 200 pessoas receberam o treinamento
O curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina promove o Projeto de Extensão de Urgência e Emergência nas escolas.
A atividade tem como principal objetivo esclarecer de forma efetiva os primeiros atendimentos a serem realizados em situações de emergência, como pequenos e grandes sangramentos, desmaios, crises convulsivas e engasgos, visando a manutenção da vida, até a chegada do socorro especializado.
Na primeira semana, aproximadamente 200 pessoas receberam o treinamento, entre elas professores, funcionários e alunos das escolas estaduais Prof.ª Fleurides Cavallini Menechino e Helen Keller.
Nas próximas semanas, o treinamento será oferecido para a Rede de Ensino Municipal, para os projetos e rede privada e Escola Estadual Prof. Durvalino Grion. Até o final dessa primeira etapa, serão treinadas em torno de 600 pessoas.
“A atuação do leigo em situações de urgência e emergência extra hospitalar, quando realizada após treinamento de acordo com os protocolos internacionais, proporciona um atendimento precoce à vítima e aumenta a taxa de sobrevida, servindo de alicerce para a assistência do serviço de emergência quando chegar no local do evento. O desenvolvimento desta atividade vem de encontro a nossa missão e também em atender os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltam as coordenadoras do projeto, Prof.ª Dra. Marisa Furtado Mozini, docente da disciplina de Serviços de Saúde na Comunidade – Medicina e Responsável Técnica – Enfermagem e a Prof.ª Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli, Docente da disciplina de Serviços de Saúde na Comunidade – Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem.
Por Jéssica Nakadaira