22 de junho de 2023

Secretaria de Assistência Social e parceiros realizam campanha de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Secretaria de Assistência Social e parceiros realizam campanha de prevenção da violência contra a pessoa idosa
Iniciativa acontece durante o Junho Violeta

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e seus equipamentos CRAS e CREAS em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), OAB, FAI e Secretaria Municipal da Saúde realizam a campanha de prevenção da violência contra pessoa idosa.

A iniciativa acontece no mês que ficou denominado como Junho Violeta pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo alertar e conscientizar as pessoas a combaterem os atos de violência contra os idosos.

“A importância dessa campanha é despertar a sociedade no processo de sensibilização para coibir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra os diversos tipos de violência”, afirma a diretora do CREAS, Rosana Turíbio.

Segundo ela, o dia 15 de junho foi reconhecido pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. “O objetivo da valorização dessa data é dar visibilidade à sociedade sobre as diversas formas de violência contra a população idosa e ao mesmo tempo sensibilizar para o enfrentamento dessa questão tão importante”, assegura.

Entre as ações da pasta, equipamentos e parceiros está a realização de uma palestra no dia 23 de junho com o tema “Direitos fundamentais do idoso e a cidadania da pessoa idosa”. A apresentação será realizada no Anfiteatro Fernando Paloni a partir das 8h30 e é aberta a toda a população.

“O município está se mobilizando de forma intersetorial com a criação da Rede de Adultos, Idosos e seus familiares: promovendo e fortalecendo ações municipais de prevenção da violência, de atenção e proteção à pessoa idosa. As principais ações da Equipe técnica do CREAS são a acolhida, escuta qualificada, atendimento particularizado, acompanhamento do indivíduo e/ou família e encaminhamentos necessários visando a superação da situação de risco, vulnerabilidade social, ou violações de direitos”, explica.

Como denunciar casos de violência contra idosos?

De acordo com o Estatuto do Idoso, (Lei nº 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.

Diante de qualquer situação, as denúncia podem ser feitas pelo – disque 100 (Direitos Humanos); – 190: Policia Militar (para situações de risco eminente) e no Conselho Municipal da Pessoa Idosa que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social que está situado na Alameda Armando Salles de Oliveira nº 367, telefone (18) 3521-1900

Fonte: Assessoria de Imprensa
Compartilhe esta notícia