15 de maio de 2023

Docente do Centro Universitário de Adamantina tem tese de doutorado aprovada no último dia 3

Docente do Centro Universitário de Adamantina tem tese de doutorado aprovada no último dia 3
Prof. Dr. Valter Dias da Silva conquistou nova titulação acadêmica na Unoeste

Docente do Centro Universitário de Adamantina desde 2012, o professor Valter Dias da Silva foi aprovado pela banca de defesa no programa de doutorado em Fisiopatologia e Saúde Animal pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), no último dia 3.

Intitulada “Morfologia e morfometria de feridas tratadas com biopolímero de quitosana/xantana/β-glicana e plasma rico em plaquetas autólogo (PRPa)”, a tese recebeu orientação da Prof.ª Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira.

A obtenção do título traz autonomia ao agora pesquisador para solicitar fomento à pesquisa, bem como serve de incentivo para a produção científica pelo aluno da graduação.

“É um aperfeiçoamento do que aprendi no mestrado e mais um incentivo para a produção de ciência pelo aluno. Quero agradecer ao Centro Universitário de Adamantina, onde foram desenvolvidas as membranas junto à Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, à minha orientadora, Prof.ª Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, que além de uma profissional de referência, por meio da condução respeitosa e amorosa, tornou todo este percurso mais leve. Agradeço também a Unoeste onde realizei o doutorado, aos membros da banca, aos meus pais que estavam presentes na defesa, e a Prof.ª Dra. Liliana, que além de trabalharmos juntos é uma amiga”, avalia o Prof. Dr. Valter Dias da Silva.

Também compôs a banca a Prof.ª Dra. Cecília Laposy Santarém (Unoeste), o Prof. Dr. Rodrigo Costa da Silva (Unoeste), a Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini do Centro Universitário de Adamantina e remotamente a Prof.ª Dra. Karina Basso do Centro Universitário Filadélfia (UniFIL).

Na tese, elaborada desde 2019, foi desenvolvido um curativo dermo-epidérmico para tratar feridas experimentais em coelhos. “Avaliamos a morfologia de cicatrização da ferida como retração da ferida, comparando tratamentos distintos. Nos tratamentos entraram o grupo controle (solução salina), grupo membrana (tratado com o curativo dermo-epidérmico), o grupo PRP autólogo (plasma rico em plaquetas), e o grupo onde associamos a membrana mais o PRP”, explicou.

No programa de Fisiopatologia e Saúde Animal, o Prof. Dr. Valter foi taxista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Minicurrículo

 

O Prof. Dr. Valter Dias da Silva possui graduação em Farmácia pelas então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) em 2006; especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pela Unoeste em 2015; especialização em Patologia Clínica com Ênfase em Patologia Especial pela FACEC (2023); e mestrado em Ciência Animal pela Unoeste em 2011.

Entre o período de julho de 2017 a dezembro de 2019 foi coordenador dos cursos de graduação em Farmácia Generalista, Química e Tecnologia em Estética e Cosmética.

Atualmente é Delegado Regional Adjunto do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF/SP) – seccional de Dracena (SP); membro do Comitê de Educação Permanente do CRF/SP; coordenador de projetos de extensão nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde e docente do Centro Universitário de Adamantina. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, e Fisiopatologia.

Defesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva   Pró Reitoras OkDefesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva (3)Defesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva (9)_okDefesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva_2

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia