Praça Élio Micheloni é palco do 1º Sarau Latitude 21
Artistas de diversas cidades da região tiveram oportunidade de mostrar as suas obras
Foi realizado no sábado, 29 de abril, o 1º Sarau Latitude 21, idealizado pelo Projeto Nossa Gente, contando com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do Centro Universitário de Adamantina e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento foi realizado na praça Élio Micheloni.
A iniciativa cultural aconteceu no segundo dia de realização da 1ª Feira Latitude 21 de Jatobá e Produtos Regionais, quando 42 microempreendedores de várias cidades da Nova Alta Paulista expuseram os seus produtos criativos e funcionais.
A Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil, coordenadora do evento, ressalta que “temos pessoas talentosas, com produtos de alta qualidade e que precisam ser conhecidas por toda a população regional. Os talentos vão além dos produtos físicos, eles se destacam também na criatividade literária e musical, então, tivemos a ideia de trazer o tradicional sarau do curso de História e de Geografia do Centro Universitário para o evento”. O Sarau teve início às 9 horas do sábado, com apresentação feita pelos alunos do curso de História, Bruno Vinícius Martielo Rondon, do 7º termo, e Vitor Rafael B. Figueira do 1º termo.
Na ocasião, 20 participantes apresentaram obras autorais, recitaram poesias de outros autores e demonstraram seus talentos artísticos, musicais e rítmicos, intercalando músicas, poemas e danças. Entre os participantes, vários são membros do Projeto Nossa Gente, cujo objetivo é conhecer e sistematizar as identidades regionais da Nova Alta Paulista.
O cronograma se deu por apresentações orais dos poetas e artistas das cidades da Latitude 21 Nova Alta Paulista: Adamantina, Irapuru, Lucélia, Panorama, Pauliceia, Salmourão e Tupã. Panorama foi representada por oito alunos da Escola Estadual João Brásio, sob orientação dos professores Elias Azevedo e Dayane Graça Siqueira da Silva.
Tainá Alavarse (de Lucélia) abriu o evento com músicas autorais, representando a Escola Técnica (Etec) Prof. Eudécio Luiz Vicente e Júlio Pernas fez o encerramento, representando a sua cidade (Salmourão) e a Etec Eng. Herval Bellusci, ambas de Adamantina.
O sarau acontece desde 2016. Para a professora Izabel, “os saraus foram criados com o objetivo de proporcionar oportunidade aos graduandos de História e Geografia para praticarem a organização de um evento rico em conteúdo e de baixo custo, apresentarem seus talentos e perceberem que entretenimentos saudáveis estão ao alcance de todos nós”. Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi realizado um sarau on-line e, em 2023, ele voltou de maneira especial, durante a realização da feira.
Cida Ajala e seu grupo musical, de Presidente Prudente, encerraram o evento com um show inédito, apresentando músicas conhecidas e, especialmente, as músicas em coautoria com escritores de várias cidades da Nova Alta Paulista. “Para isso, temos a parceria entre o Movimento Cultural Latitude 21 e o projeto Musicando Sua Poesia, mantido pela cantora. Já são 40 músicas gravadas e com direitos autorais registrados, retratando vivências, paisagens, personagens marcantes das nossas cidades. Convidamos você para ouvir o programa Latitude 21, apresentado às segundas-feiras, às 13 horas, pela Rádio Cultura FM (99,3 Mhz ou no site da emissora), com reprise às quartas-feiras, às 20 horas”, comenta a professora Izabel Gil.
Bruno Vinícius Martielo Rondon
Revisão de: Jéssica Nakadaira