24 de março de 2023

Cursos de Agronomia e Farmácia desenvolvem projetos na Área Experimental de Fitotecnia

Cursos de Agronomia e Farmácia desenvolvem projetos na Área Experimental de Fitotecnia
O local é utilizado nas áreas de Horticultura, Fruticultura e Culturas Anuais e de plantas medicinais

Instalada em uma área anexa ao Bloco IV do Câmpus II do Centro Universitário de Adamantina, a Área Experimental de Fitotecnia é utilizada pelos cursos de Agronomia, com os projetos nas áreas de Horticultura, Fruticultura e Culturas Anuais, e de Farmácia no cultivo de plantas medicinais.

O local abriga uma Horta Didática e Solidária para produção de hortaliças em um sistema de trabalho voluntário, realizado pelos alunos do curso de Agronomia, que são destinadas a entidades assistenciais do município. A área também conta com uma estufa agrícola, uma “Unidade Demonstrativa de Produção Integrada em Fruticultura” e uma “Vitrine de Tecnologias para Culturas Anuais”.

A implantação do programa de instalação da Área Experimental possibilita a realização de atividades de extensão pelos estudantes, criando uma relação entre a comunidade e a universidade. Para isso, são desenvolvidas ações que visam uma troca de conhecimentos por meio de eventos à comunidade, atendimento de produtores e alunos da rede escolar e de instituições assistenciais do município com o fornecimento dos produtos do programa, como hortaliças, frutas e grãos.

De acordo com o coordenador do curso, engenheiro agrônomo José Carlos Cavichioli, além do aspecto didático, por meio do aprendizado prático, a Área Experimental de Fitotecnia possibilitou a realização do trabalho voluntário com uma maior integração entre os alunos dos diferentes anos do curso e despertando a solidariedade para a população mais vulnerável: “Estamos preocupados com a formação acadêmica e ética do nosso profissional”.

Já o curso de Farmácia utiliza a área para o cultivo de plantas medicinais. O projeto funciona de modo voluntário pelos alunos e, em alguns semestres, atrelados às disciplinas de Fitoquímica e Fitoterapia, Farmacobotânica e Estágio Supervisionado em Farmácia Fitoterápica. São cultivadas plantas medicinais para produção de medicamentos fitoterápicos pela Farmácia Escola e pelos próprios acadêmicos do curso durante os estágios supervisionados.

“O plantio é apenas uma das etapas deste projeto, pois depois de cultivadas as plantas, elas passam pelas etapas fitoquímicas de produção do extrato medicamentoso para o preparo dos medicamentos fitoterápicos. Ao mesmo tempo, destaca-se o plantio de plantas medicinais adicionais para aumentar a oferta de medicamentos pela Farmácia Escola. Vale ressaltar que os medicamentos fitoterápicos integram as práticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha, chefe de Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde.

Foto 4Foto 10

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês