Comércio de Osvaldo Cruz emite alerta sobre o “Golpe da Mão Fantasma”
O comércio de Osvaldo Cruz emite alerta sobre o “Golpe da Mão Fantasma” – entenda o que é isso.
Estão sendo aplicados golpes relacionados com cartões de crédito, compras online e suporte de bancos.
Pedimos que reforcem a atenção quanto ao atendimento via SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) de bancos, principalmente se for solicitado a instalação aplicativos, seja no computador ou celular. Fiquem atentos, pois pode se tratar de programas de acesso remoto.
Em caso de dúvida, procure imediatamente uma Delegacia de Polícia para fazer um Boletim de Ocorrência.
O que é o Golpe da Mão Fantasma?
O golpe da mão fantasma funciona da seguinte forma: você recebe uma mensagem dizendo que precisa realizar uma atualização e clica no link recebido. A partir daí, o criminoso acessa seus dados remotamente e, nesse momento, é possível notar a movimentação sendo realizada na tela, como se fosse uma mão fantasma.
O golpista ganha acesso a muitos dados valiosos: aplicativos de banco, histórico de mensagens, pastas com senhas e muito mais. Um “playground” para quem deseja usar essas informações irregularmente.
O modo que você recebe esses links pode variar: pode ser por sms, via WhatsApp ou por e-mail. O que essas fraudes têm em comum é um trabalho de engenharia social.
Cada vez mais os apps de bancos e financeiras estão protegidos por protocolos confiáveis e isso pressiona os golpistas a procurarem modos alternativos de abordar potenciais vítimas. Isso vale para contatos como os citados acima, ou para apps mais vulneráveis, como o de jogos.
Jornal Cidade Aberta