Chuvas da última semana agravam situação da ponte caída na estrada do Córrego dos Ranchos
Há pelo menos três locais da zona rural com pontes caídas em Adamantina: um deles desde 2013.
As fortes chuvas que atingiram Adamantina na terça-feira da semana passada (22) agravaram a situação da ponte de madeira na Estrada Municipal ADM-353, sobre o Córrego dos Ranchos, no acesso entre os bairros San Miguel II e Vista Verde à Estrada 2. A condição do lugar foi mostrada pelo SIGA MAIS em uma reportagem no dia 16 de novembro, quando a ponte já estava caída há cerca de dois meses.
Localização: ponte no Córrego dos Ranchos (Google Maps).
Na ocasião o SIGA MAIS destacou que uma das cabeceiras da ponte havia afundado e corria risco de desabar, o que ainda possibilitava a passagem de pedestres pelo local. As fortes chuvas da semana passada agravaram o cenário e houve novo deslocamento da estrutura, comprometendo inclusive a passagem a pé. O novo cenário, agravado, foi verificado na manhã desta segunda-feira (28) pela reportagem.
Córrego dos Ranchos, em 28/11/2022 (Foto: Siga Mais).
Moradores rurais próximos à ponte (na região da mina de água) e que precisam se dirigir à área urbana do município, passando pela ponte, agora precisam se deslocar à Estrada 2, e de lá acessar a Estrada Vicinal José Bocardi (via curtume à Avenida da Saudade) ou a rodovia vicinal Adamantina/Mariápolis. Segundo moradores, essa rota amplia em oito quilômetros o percurso.
Córrego dos Ranchos, em 28/11/2022 (Foto: Siga Mais).
Córrego dos Ranchos, em 28/11/2022 (Foto: Siga Mais).
Na ocasião da publicação da reportagem em 16 deste mês, o SIGA MAIS solicitou à Prefeitura de Adamantina uma posição sobre o tema. Em resposta, na oportunidade, informou o seguinte: “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que os orçamentos para contratação de empresa que faz a sondagem já foram feitos. Esta é a primeira etapa. Após essa conclusão, é realizado o projeto. Neste momento, está em execução a desmontagem da ponte”.
Nesta segunda-feira pela manhã, no local, o SIGA MAIS não verificou nenhuma alteração na estrutura que tivesse relação com a desmontagem da ponte, conforme informou o poder público. Os acessos à estrada estão com cavaletes de sinalização instalados pela Prefeitura.
Fonte: Siga Mais