7 de novembro de 2022

A comunicação e o design na era digital será a discussão do evento para alunos e profissionais da área

A comunicação e o design na era digital será a discussão do evento para alunos e profissionais da área

O evento acontece nos dias 09, 10 e 11 de novembro no mini auditório do bloco V, campus 2, do Centro Universitário de Adamantina (Unifai), a partir das 19h30. Neste ano, o evento será presencial, mas terá também a transmissão on-line, na página do YouTube da instituição. Durante os três dias acontecerão palestras com profissionais nas áreas específicas proporcionado momento de reflexões e atualizações da prática de mercado desde a instituição da pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com significativas alterações no cotidiano de todos os segmentos que envolvem as duas áreas.

“Aos estudantes, é inestimável o contato com jovens profissionais que trabalham no mercado de trabalho regional, contextualizando e canalizando expectativas e cenários profissionais para sua futura atuação”, explica o designer e prof Me Benjamin Shiro Yagi, do curso de Design da Unifai.

“Os temas das palestras são super atuais para ambas as áreas, a Publicidade e o Design, pois discutem a compreensão das necessidades dos usuários podendo, dessa maneira, as marcas utilizarem-se dessas informações para criar projetos de novos produtos e estratégias de comunicações eficazes para se criar relacionamentos duradouros com seus públicos”, destaca a publicitária e prof Ma. Lilian Pacchioni, do curso de Publicidade.

“São momentos que propiciam aos graduandos a prática de sua formação e garantem a reflexão de mudanças significativas no cotidiano das empresas diante de demandas emergentes, como foi o caso da pandemia. É uma necessidade estimular aos graduandos à efetiva discussão acerca do campo comunicacional e viabilizar a experiência de aprendizagem por meio de contribuições colaborativas entre alunos, docentes e profissionais atuantes no mercado local e regional ”, destaca a coordenadora do curso, prof Dra Ieda Borges.

Evento aberto para profissionais e estudantes

Neste ano, além dos graduandos dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Design e os egressos, também são convidados todos os profissionais da área, de agências de Publicidade de Adamantina e Região e das demais mídias (impressa/eletrônica e digital), além dos alunos do último ano do ensino médio, escolas públicas e privadas, da cidade e região, que participaram da Mostra de Profissões da instituição e os vestibulandos das duas graduações.

É uma oportunidade para os alunos da graduação manterem contato com profissionais atuantes no mercado e sanarem as dúvidas, quanto às práticas de mercado, diante da parte teórica da formação específica em cada curso.

Palestras:

Dia 09/11 – Leandro Teixeira Spigoti – “Do Projeto ao Produto – Uma jornada sobre a realização de projetos, do ponto de vista da impressão 3D”.  Designer de produto formado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui – FATEB, e já trabalhou na indústria e escritórios de design, desenvolvendo soluções para grandes empresas como Solis, Daquino, FSA e outras. Fundador da empresa LeTs Design, atua com projetos de impressão 3D.

A área de prototipagem rápida, popularmente conhecida por impressão 3D, é estratégica para diversos tipos de empreendimentos, onde é possível produzir, visualizar e testar protótipos com maior velocidade e otimização de tempo, diferenciais importantes para competitividade no mercado.

Dia 10/11 – Tina Tavares – “UX Writing: a experiência do usuário na escrita de produtos digitais”. Mais de 20 anos de experiência no mercado de publicidade digital e televisão. Graduada em Jornalismo (UEL) com mestrado em Mídia e Cultura, pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, Educação superior, EaD e tecnologias educacionais. Certificação em Design de Experiência do Usuário pela UX Unicórnio e pesquisadora do  UX Writing e outras estratégias de escrita para produtos digitais.

UX Writing é a prática para o desenvolvimento de textos dentro do design e da interface no ambiente digital para guiar, ensinar e melhorar a experiência do usuário. O principal objetivo é estabelecer uma comunicação eficiente e conhecer a dinâmica da informação no mercado tech e de produto digital.  E, destaca-se a importância que esta área ganhou com a pandemia.

Dia 11/11Marco Antonio de Souza Filho – “Os recursos do Marketing on-line” – Publicitário formado na ESPM, e mestre em gestão competitiva pela EAESP-FGV. Atuou por 10 anos na gestão de marketing e vendas de grandes marcas como: Red Bull, Vivo, Itaú e Citibank.

Apresentar os principais recursos de marketing digital que as marcas precisam utilizar para o mercado cada vez mais competitivo. Entre as diversas formas de realizar as ações em marketing digital o campo da publicidade possibilita uma grande variedade de ferramentas e estratégias.

CICOM – Ciclo de Comunicação e Design

Compartilhe esta notícia