Profº Dr. Bruno Ambrósio fala sobre Fitoterapia no programa ‘Saúde é o que interessa’
Nesta quarta-feira (15), no programa ‘Saúde é o que interessa’, o Dr. Guilherme Bonadirman recebeu o Profº Dr. Bruno Ambrósio da Rocha para falar sobre a Fitoterapia e a Farmácia Fitoterápica da UNIFAI.
Muitas plantas são ricas em nutrientes e compostos bioativos com efeitos terapêuticos.
A fitoterapia está atrelada ao estudo desses componentes e das suas aplicações para tratamentos de saúde com o intuito de melhorar o funcionamento do corpo humano.
O profº Dr. Bruno explica que é muito importante ter conhecimento sobre o que é administrado, pois, assim como qualquer medicamento, é necessário seguir as indicações e posologias.
O especialista lembra também da importância em avaliar a gravidade do problema para entender como usar os recursos naturais. “Com a fitoterapia é possível tratar uma infinidade de doenças, porém, dependendo da gravidade e intensidade da doença, ela deve ser considerada complementar”, alerta Bruno.
O professor contou também que a UNIFAI tem expandido os horizontes para que a fitoterapia alcance mais pessoas como prática integrativa afim de proporcionar mais qualidade de vida à população.
Bruno falou também do Projeto “Fármacia Viva”, que se refere a uma horta medicinal que está sendo reativava. “Hoje nós precisamos comprar os extratos, a ideia é que os alunos possam extrair os medicamentos das plantas cultivaras ali mesmo”, contou o professor.
A Farmácia Escola já fornece aos moradores de Adamantina e região vários medicamentos fitoterápicos de forma gratuita.
Estão disponíveis na farmácia vários tipos de gel: Aloe Vera, Arnica, Barbatimão, Calêndula, Calêndula e Própolis, Confrey e Guaçatonga. Além do gel para circulação e o gel para hemorroida.
A população também pode retirar gratuitamente xaropes a base de Guaco, Alcaçuz, enxaguatório bucal cicatrizante e até shampoo de Arruda, recomendado no tratamento de piolhos.
A Farmácia Escola fica no bloco III do Campus II da Universidade, na Av. Francisco Bellusci, nº1000, no Distrito Industrial, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 11h00.
Para conferir o programa na íntegra, acesse:
Da Redação