16 de junho de 2022

A beleza da bondade

A beleza da bondade

Quanto importante é encontrarmos pessoas bondosas. Tem muita gente de coração bom, coração maravilhoso, que a vida nos dá a oportunidade de conhecer. Gente que contesta injustiça, que nos ajuda a acreditar que vale a pena lutar pelo bem, pela verdade, pelo amor, pela justiça, contra a violência, a favor da paz. Gente que continua a educar os filhos com os valores, dizendo: meu filho não faça isso, isso não é seu, seja bom. Muita gente de coração bonito, que continua a olhar para frente e acreditar que vale a pena ser justo, ser honesto, ser ético, mesmo sendo motivo, muitas vezes, de piadas e de chacotas, uma vez que por aquilo que nós vemos, ficamos desconfiados se vale a pena ou não ser honesto, diante de tanta corrupção e de maldades.

Eu tenho visto gente que não aceita fazer pactos baseados nos interesses escondidos e antiéticos. Tem muita gente boa no mundo, mas os seus gestos são mais discretos, as suas atitudes aparecem menos. A bondade é sempre silenciosa e discreta. A vida nos faz conhecer tantas pessoas, gente que sofre em silêncio, que rezam que perdoa, gente que não desiste nunca, que não desanima, que enfrenta a cada dia os desafios com amor, perseverança e verdade. São pessoas que dão esperança ao futuro.

Uma delas, que todos nós conhecemos, foi Madre Tereza de Calcutá, Nobel da Paz em 1979. Uma das poesias dela dizia assim: “Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo. Se você é vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo. Se você é bondoso e franco, poderão enganá-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo. Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que no final o acerto de contas é entre você e Deus, nunca foi entre você e os outros”.

Pense nisso. Pratique a bondade!

 

 

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês