De Adamantina, dupla sertaneja que mora no Japão toca em evento do Consulado Brasileiro em Hamamatsu
Milton Junior e Rodrigo formam a dupla Campos Novos e Paulista. Adamantinenses estão no Japão desde 2006 (Divulgação).
No Japão desde 2006, a dupla sertaneja Campos Novos e Paulista, formada por adamantinenses, é uma das atrações da solenidade de premiação do Troféu “Destaques da Comunidade Brasileira” que acontece nesta sexta-feira (10) em Hamamatsu, cidade costeira distante 250 km de Tóquio. A atividade acontece às 19h (horário local). A dupla é formada pelos irmãos Milton Ishiy Junior (Campos Novos) e Rodrigo Mira Ishiy (Paulista).
Os músicos se apresentam atendendo convite especial da Embaixada do Brasil no Japão, em evento que também vai marcar a despedida do embaixador brasileiro naquele país, o diplomata Eduardo Paes Saboia. “Fomos convidados pelo também embaixador Aldemo Garcia, que hoje comanda os trabalhos no Consulado de Hamamatsu e que anteriormente estava em Toronto, onde foi responsável pela introdução do Brazilian Day Canadá”, ressaltou Campos Novos, ao SIGA MAIS.
O Troféu é uma iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu em parceria com o Conselho de Cidadãos do município japonês. A premiação ocorre na terceira edição do Bossa Brasil. As atividades acontecem na cervejaria Mein Schloss, em Hamamatsu. A cerimônia contará com a presença do prefeito da cidade, Yasutomo Suzuki.
Os sertanejos no Japão
Os irmãos Milton Junior e Rodrigo Mira Ishiy estão no Japão desde 2006, quando deixaram familiares e amigos em Adamantina em busca de novas oportunidades profissionais no país de onde vieram seus antepassados.
No Japão atuaram em diferentes frentes de trabalho, constituíram família e não abriram mão da carreira artística. Lá, se apresentem em bares e similares, festivais e eventos, que foram pausados na pandemia e agora vivenciam um período de retomada.
No repertório dos artistas adamantinenses, no Japão, o destaque é para a música sertaneja. Eles cantam covers e músicas autorais. Um dos destaques, dessa fase de retomada, é uma música composta pelo também adamantinense Luiz Henrique Paloni, que produziu Adamantina o primeiro disco da dupla.
A dupla pretende evidenciar a carreira artística e consolidar o projeto pessoal de alcançar novos espaços com a música, no Japão e no Brasil.
Troféu “Destaques da Comunidade Brasileira”
O Troféu “Destaques da Comunidade Brasileira” tem por objetivo reconhecer o talento de brasileiros residentes no Japão que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação e prestaram importante contribuição para a comunidade brasileira, além de abrilhantar e divulgar o nome do Brasil no país. Em sinal de agradecimento, também será premiado com o troféu “Amigo do Brasil” o cidadão japonês que tenha contribuído para a comunidade brasileira.
Após disputada votação da qual participaram três diplomatas do Consulado do Brasil em Hamamatsu, bem como os integrantes do Conselho de Cidadãos, sagraram-se vencedores do Trófeu “Destaques da Comunidade Brasileira 2021” os seguintes nomes:
• Categoria Artista: Sancler Graffit (artista plástico);
• Categoria Atleta: Marcos Mory (paratleta em jiu jitsu e hoquei no gelo);
• Categoria Educação: Prof. Elizabeth Aikawa (I e II Olimpíada de PLH – Português como Língua de Herança);
• Categoria Comunidade: Hitomi Sano (mídia comunitária);
• Categoria Empresário/Empreendedor: Paulo Lisboa (Mundial Foods);
• Categoria Cidadão Japonês “Amigo do Brasil”: Shozo Takagi (presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil e Japão);
• Categoria Reconhecimento: Embaixador Eduardo Paes Saboia, Angelina Kanashiro (integrante do Conselho de Cidadãos de Hamamatsu falecida em 23 de fevereiro passado) e João Masuko (pioneiro dono da Servitu).
Fonte: Siga Mais