Prefeita de Lucélia Tatiana Guilhermino e enfermeira Marcia Vudovix falam sobre os desafios da gestão em saúde
No programa ‘Saúde é o que interessa’ dessa quarta-feira (25), o Dr. Guilherme Bonadirman recebeu a fonoaudióloga e atual prefeita de Lucélia-SP Tatiana Guilhermino Tazinázzio e a enfermeira RT do Centro de Saúde de Lucélia Marcia Vudovix (COREN: 188252-SP) para falar sobre os desafios da gestão em saúde.
Tatiana e Marcia apresentaram a metodologia ativa, sistema que a administração do município de Lucélia aplica na atual gestão.
As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar o aprendizado de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento.
A prefeita acredita que seja este o melhor caminho para alcançar bons resultados na área da saúde. “Para que todos os profissionais da saúde, não só os médicos, se tornem mais ativos e mais competentes dentro de um processo mais real”, afirma. “O cenário real potencializa o aprendizado. Primeiro se vive e depois se tem o conteúdo”, acrescenta.
A enfermeira Marcia, que vive na prática a metodologia ativa, falou da importância do autoconhecimento.
“É aprender a se olhar e receber o olhar do outro no processo de aprendizado”, atesta Marcia dizendo que esse método a tornou uma pessoa e uma profissional mais reflexiva.
Quando questionada sobre qual sereia seu maior desafio como gestora hoje, Tatiana diz ser a rede inter-setorial. “Um paciente ‘não resolutivo’ na rede saúde pode sanar seu problema na rede assistência social, por exemplo”, comenta a prefeita. “As secretarias precisam funcionar como engrenagens, uma interferindo na outra”, conclui.
No bate-papo, a prefeita trouxe a tona questionamentos acerca do chamado “atendimento humanizado” e propôs uma reflexão sobre o tema.
“Quando falo em integralidade, cuidado, vivência, falo desse olhar além de si, olhar o ser humano além da doença”, afirmou a prefeita ao lembrar que questões como a condição social impactam diretamente nos problemas de saúde.
Para conferir o programa na íntegra, acesse:
YouTube
Da Redação