20 de maio de 2022

Combate ao abuso e a exploração sexual infantil foi o tema da semana no ‘Saúde é o que interessa’

Combate ao abuso e a exploração sexual infantil foi o tema da semana no 'Saúde é o que interessa'

No programa ‘Saúde é o que interessa’ dessa quarta-feira (18), o Dr. Guilherme Bonadirman recebeu a psicóloga Mércia Fuzetti Troncon (CRP 06/84920) pra falar sobre o combate ao abuso e a exploração sexual infantil.

 

Mércia Fuzetti Troncon, além de psicóloga, formada em Psicologia pela UniFAI em 2006, é é dentista aposentada.

Mércia tem especialização em Administração dos Serviços de Saúde, em Psicopedagogia e em Saúde Mental. Ela também fez vários cursos na área Violência Doméstica contra crianças e adolescentes e Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

A psicóloga trabalha há 10 anos nessa área na APROCAF- Associação de Proteção à Criança, Adolescente e Famílias de Lucélia.  Atualmente ela atende em seu consultório e faz palestras sobre o tema na região.

 

Mércia esteve no programa nesta data pois dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Unicef mostra que diariamente mais de 100 crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual no País e a maior parte dos casos ocorre dentro das próprias famílias, além das subnotificação que aumentam o número de casos.

 

A psicóloga alerta sobre a importância de denunciar abusos (ou suspeitas) para que os abusadores sejam parados e devidamente punidos, evitando assim que façam mais e mais vítimas.

 

Durante a conversa, Mércia deu dicas sobre como saber se uma criança ou adolescente foi ou está sendo vítima de abuso, como prevenir este crime e o que deve ser feito quanto tomamos conhecimento de casos a nossa volta. Ela lembrou também da importância da educação em orientar as possíveis vítimas, crianças e adolescentes, para que elas identifiquem quando sofrerem algum tipo de abuso.

 

 

Mércia e Dr. Guilherme lembram também da importância de falar sobre isso, assunto pesado e delicado, mas muito necessário.

 

Assista e compartilhe o programa:

 

 

 

 

 

 

Da Redação

Compartilhe esta notícia