Agronomia e Casul no desafio da safra 2021/2022
Sérgio Barbosa/Unifai
Em 2.020, a Cooperativa Casul promoveu o I Desafio Safra visando buscar as maiores produtividades da região por meio da inovação e conhecimento ao produtor rural.
Neste ano, forma premiados cinco produtores que foram os contemplados por terem conseguido as maiores produções com amendoim e soja, desta forma, os mesmos receberam as premiações estipuladas pela Organização do Desafio Safra daquele ano.
Neste cenário, pode-se registrar que os cooperados, consultores Casul e familiares, marcaram presença em todas as etapas e participaram das comemorações em função dos resultados da safra 2.020/2.021.
Portanto, o desafio continua com o Safra 2.021/2.022, ainda, por causa dos desafios superados pelos agricultores no período anterior, também, tendo em vista a participação dos mesmos nas atividades, tornou-se necessário a inclusão de mais uma cultura, a saber: da mandioca, além da soja e do amendoim.
Metodologia, avaliação e parceria
Considerando as etapas que serão desenvolvidas neste processo, bem como, os sistemas de avaliação e outras atividades, ainda, por meio de contatos mediados pelos docentes do curso de Agronomia da UniFai, encontra-se em fase final de fechamento uma parceria com a Cooperativa Casul e tendo como possibilidade a oferta de “4 vagas de estágio renumerado” para os/as alunos/as de Agronomia.
Desta forma, a participação estará ocorrendo efetivamente no Desafio Safra 2.021/2.022 e tendo como objetivo o desenvolvimento e participação nos processos de Avaliação da produtividade e umidade dos cultivos de amendoim, soja e mandioca produzidos pelas 32 propriedades da região por meio das coletas e pesagens das amostras.
Conhecimento e Qualificação
De acordo com a coordenadora do Curso de Agronomia da UniFai, profa. Me. Josiane Lourencetti: “os benefícios para o curso são o conhecimento profissional adquirido pelos graduandos, bem como, a remuneração e a divulgação da Unifai, entre os envolvidos com o projeto e proprietários rurais”.
Também, ocorreu uma reunião entre a Casul e a coordenação para acertos relacionados com a parceria efetivada, portanto, serão utilizados o Laboratório e equipamentos existentes no Curso para a realização da “pesagem” das amostras selecionadas.
Deve-se destacar que tais avaliações que envolvem as culturas do amendoim, soja e mandioca, estão estabelecidas por metodologia padrão no caso das coletas das amostras e considerando diversas informações necessárias para o resultado final.
A participação dos “bolsistas/estagiários” nesta parceria deve ocorrer no processo de amostragem dos campos inscritos e atuando como auxiliares nestas atividades, entretanto, serão capacitados quanto a metodologia utilizada, além de EPIs e demais materiais necessários para as coletas.
Casul e UniFai
Com a expansão da Casul na área rural deve ser considerada como fundamental para o desenvolvimento das culturas afins aos cooperados, todavia, faz-se necessário envolver nestas atividades as instituições acadêmicas que oferecem cursos na área, entre os quais o de Agronomia.
Assim, a UniFai participa desta parceria que coloca o Mercado no contexto da Academia, haja vista que a marca Casul sinaliza competência e credibilidade na área rural com o Desafio Safra, neste caso em especial, o dos anos 2.021/2.022.
Ainda, “a Cooperativa Casul considera de grande importância a parceria com a Universidade, pois agregará aprendizado aos alunos, à Cooperativa e à instituição” registra o material de divulgação da Casul.