Com divulgação restrita ao edital oficial e pouca publicidade, Prefeitura vai ceder áreas a empresas

Comprovação de vida deverá ser feita pessoalmente no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Administração, localizado na Rua Osvaldo Cruz, 262, 6º Andar, Paço Municipal de Adamantina, de acordo com o prazo estabelecido
Está em andamento pela Prefeitura de Adamantina desde o dia 14 de junho a Concorrência Pública Nº 01/2021 (Licitação Pública – Processo Nº 51/2021), que prevê a concessão de 18 terrenos para fomento às empresas, seja instalação ou ampliação das atividades. O encerramento da licitação será nesta quinta-feira (22).
As exigências formais da Lei de Licitações, quanto à publicação do resumo do edital ocorreram em conformidade com a legislação, no Diário Oficial do Estado de São Paulo e na seção de editais do jornal Diário do Oeste. Porém, críticas apontam que faltou ampla publicidade para divulgar a iniciativa, que poderia ampliar seu alcance, na cidade, e também atrair empresas e investidores de fora.
O tema ganhou amplitude na tarde desta segunda-feira (19) pela ação fiscalizadora do vereador Alcio Ikeda (Podemos). Em uma varredura rotineira acerca dos atos oficiais disponibilizados no site oficial da Prefeitura, identificou a concorrência pública. “Alguém ficou sabendo que a Prefeitura abriu licitação para a concessão de 18 terrenos do município no distrito industrial, para indústria e comércio? Alguém chegou a ver alguma publicação, alguma matéria, algum informativo, ouviu em algum veículo de comunicação local informando amplamente sobre a concessão de terrenos?”, publicou Alcio em suas redes sociais. “Não estou questionando a conduta e nem o cumprimento estrito de lei, apenas gostaria de saber apenas se a população, os empresários, os comerciantes souberam (ou sabem) dessa licitação, pois eu entendo que além da mera publicação no canto de jornal, isso é um tema que mereceria ampla publicidade e estímulo para muitos interessados participarem e a prefeitura ter a melhor proposta possível de geração de empregos”, continuou.
Depois disso, na manhã desta terça-feira (20), e há dois dias do término do processo de licitação, a Prefeitura divulgou a primeira nota sobre o tema, na tentativa de alcançar visibilidade. Porém, o prazo é curto para que interessados reúnam as informações e apresentem os projetos técnicos e documentos para serem avaliados pelo poder público municipal.
Veja a integra da publicação da Prefeitura:
“A Prefeitura de Adamantina informa que acontece na quinta-feira (22), a partir das 9h a licitação que objetiva conceder o direito real de uso e subsequente doação com encargos de imóveis constantes do patrimônio municipal para fins industriais e comerciais do Distrito Industrial Valentim Gatti, no Distrito Industrial Otávio Gavazi e Distrito Industrial José Bocardi.
Os interessados deverão apresentar um envelope com a Documentação e um segundo envelope com a “proposta”.
O licitante vencedor será notificado pela Prefeitura de Adamantina para que proceda a assinatura do contrato oriundo da presente licitação no prazo de cinco dias.
O prazo de início de construção constante da proposta vencedora será contado do recebimento da ordem de serviço para início da implantação da empresa, que se dará após a aprovação do projeto pelo Departamento de Engenharia.
Todas as informações sobre o edital de concessão de imóveis estão disponíveis em www.adamantina.sp.gov.br. Dúvidas podem ser sanadas pelo (18) 3522-4310”.
Na primeira quinzena de junho, época do lançamento do edital, o tema prevalente na cidade era a transição da reitoria do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).
Vereadores pedem prorrogação do prazo da licitação
Em um ofício protocolado nesta terça-feira endereçado ao prefeito de Adamantina, cinco vereadores pedem que o prazo da licitação seja ampliado. O documento é assinado por Paulo Cervelheira (PV), presidente da Câmara, acompanhado dos colegas Alcio Ikeda (Podemos), Rafael Pacheco (Podemos), Bigode da Capoeira (Podemos) e Cid Santos (DEM).
Veja a íntegra do pedido endereçado ao prefeito:
“Considerando, que chegou ao conhecimento destes vereadores a existência de edital de licitação na modalidade concorrência, tratando sobre a concessão de terrenos em distritos industriais para fins industriais e comerciais (Concorrência Pública nº 01/2021);
Considerando, que diferente de como foi realizado em outras situações semelhantes, o município somente se manifestou oficialmente em seu espaço de notícias no site da Prefeitura, no dia de hoje (20/07), informando um procedimento que ocorrerá depois de amanhã (22/07);
Considerando que, em consulta a população, a grande maioria, incluindo prováveis interessados em participar e investir no município, não tiveram conhecimento da abertura do referido procedimento licitatório;
Considerando, que o processo envolve uma questão grandiosa ao futuro da economia de nosso município, merecendo publicação e divulgação ampla por parte da Prefeitura, bem como da imprensa local, que até o momento não publicou matérias sobre o assunto e só foi informada oficialmente no dia de hoje;
Considerando o Princípio da Competitividade, que tem como objetivo alcançar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, princípio este, norteador de todo Processo Licitatório;
Considerando, o Princípio da Moralidade Administrativa que norteia a Administração Pública a observar padrões éticos, de boa-fé, decoro, bom senso e justiça, não se limitando somente o cumprimento estrito da lei;
Solicitamos de Vossa Excelência, seja realizada prorrogação do prazo para a apresentação de propostas na Concorrência Pública nº 01/2021, visando obter o melhor resultado com uma maior competitividade do processo licitatório em questão.
Cumpre ressaltar que não se trata de questão de Legalidade estrita, mas sim de solicitação baseada em Princípios Constitucionais e Princípios do Procedimento Licitatório, visando a maior competitividade e o melhor resultado para o Município”.
Concessão de áreas
Conforme o edital, cada proponente interessado nas áreas disponibilizadas pela Prefeitura precisa apresentar projeto sobre o uso das mesmas, e cada proposta é avaliada, onde os itens exigidos na legislação municipal são pontuados. A soma dos pontos alcançados define os ganhadores.
Os itens listados no projeto e exigidos pela Prefeitura são os encargos, como projeção de faturamento e empregos. Estão definidas ainda etapas para início das obras e de funcionamento do empreendimento. Depois de um período, sendo cumpridas todas essas etapas, a concessão da área é convertida em doação ao empresário.
A concessão de áreas ocorre com base na Lei de Licitações e em duas leis municipais: a Lei Complementar Nº 259, de 05 de abril de 2016, alterada pela Lei Complementar N.º 278, de 07 de junho de 2017, e seus anexos.
Na semana passada Junqueirópolis de ordem de serviço para 20 empresas iniciarem obras na cidade
Há uma semana, na terça-feira (13), em processo de concessão semelhante, a Prefeitura de Junqueirópolis entregou as ordens de serviços para 20 empresa, autorizando o início das construções de suas sedes nos Distrito Industriais III e IV.
“A partir de agora as obras podem começar”, afirmou o prefeito Osmar Pinatto, acrescentando que oito novas empresas também irão receber nos próximos dias as ordens de serviços.
Junto com a autorização das obras as empresas receberam também por parte da Prefeitura, os termos de concessões de usos e as subsequentes doações das áreas onde os empreendimentos serão instalados.
A previsão, de acordo com Osmar, é a geração de aproximadamente 100 empregos diretos na construção civil durante as obras e cerca de 600 quando as empresas estiverem funcionando. “Acrescenta-se a isso, a movimentação de recursos no comércio em geral do município que já está ocorrendo”, afirma.
O prefeito de Junqueirópolis confirmou a conquista para o município, com apoio do deputado Mauro Bragato, junto ao Governo do Estado, a verba de R$ 2 milhões para implantação de infraestrutura e estação elevatória que faltam nos distritos, possibilitando o funcionamento de novas empresas, a exemplo da Casul (Cooperativa Agropecuária de Parapuã) que já está em obras.
Pinatto concluiu reforçando que a conquista de ativar os distritos industriais, é um trabalho conjunto da administração municipal, Câmara, em parceria com a iniciativa privada, através do setor empresarial e demais setores organizados do município (leia mais).
Fonte: Siga Mais