Saúde de Tupã confirma casos da variante P-1 da Covid-19 na cidade
Variante P1 é originária do Amazona, com alto poder de transmissão.
Em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (1), o secretário municipal de saúde de Tupã, Miguel Ângelo de Marchi, revelou que, após testes laboratoriais, foi confirmada a circulação da cepa P-1 da Covid-19 em Tupã. A informação é do portal Mais Tupã!
A P1 surgiu em dezembro passado na cidade de Manaus, capital do Amazonas, mas só foi identificada como variante em janeiro no Japão, em viajantes que voltaram da região amazônica. A variante também foi detectada, depois, em outros países. Segundo o secretário de saúde, a P1 é considerada extremamente agressiva com alto poder de transmissão e atinge de forma grave os mais jovens.
O secretário municipal de saúde de Tupã é médico e também coordenador do curso de medicina da UniFAI.
Quase 200 mortes e 677 casos ativos, em período de transmissão
Tupã registrou até ontem (31) o acumulado de 196 óbitos por Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura. A cidade tem 677 casos ativos, com moradores em período de transmissão, e 224 casos suspeitos. Desde o início da pandemia são 6.533 casos confirmados, com 5.660 moradores curados.
A partir desta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, a cidade e outros sete municípios da microrregião entram em lockdown até domingo (6). A medida vai valer para as cidades de Tupã, Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz e Rinópolis, com abertura somente de farmácias e postos de combustíveis. Já restaurantes e supermercados estão autorizados a fazer delivery. A ação tenta frear a alta transmissão de casos.
Fonte: Siga Mais