Adamantinense Luana Araújo é convocada para depor na CPI da Covid-19
Infectologista foi anunciada em 12 de maio como secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid.
A CPI da Covid do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) a convocação de nove governadores, uma vice-governadora, um ex-governador e outros sete nomes.
Entre eles, está a adamantinense Luana Araújo, médica infectologista que foi anunciada pelo Ministério da Saúde para assumir a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. Os depoimentos ainda serão marcados.
Foram convocados os seguintes governadores:
- Wilson Lima, do Amazonas
- Ibaneis Rocha, do Distrito Federal
- Waldez Góes, do Amapá
- Helder Barbalho, do Pará
- Marcos Rocha, de Rondônia
- Antônio Denarium, de Roraima
- Carlos Moisés, de Santa Catarina
- Mauro Carlesse, de Tocantins
- Wellington Dias, do Piauí
A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também foram convocados.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e seu antecessor na pasta, Eduardo Pazuello, também foram convocados para novos depoimentos.
Outros nomes
Entre os outros sete convocados nesta quarta-feira:
- Airton Antônio Soligo
Ex-assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Antônio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, esteve na pasta quando Pazuello esteve à frente do Ministério.
- Arthur Weintraub
Ex-assessor da Presidência da República, Arthur Weintraub é apontado como um dos integrantes do chamado “gabinete paralelo”. Ele é irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.
- Carlos Wizard Martins
O empresário bilionário Carlos Wizard foi citado como conselheiro do governo em assuntos ligados à pandemia pelo ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
- Filipe Martins
Outro suposto membro do grupo que estaria assessorando o governo em assuntos sobre a pandemia, Filipe Martins é assessor da Presidência da República para assuntos internacionais.
- Luana Araújo
A infectologista Luana Araújo foi anunciada em 12 de maio como secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. O Ministério da Saúde anunciou sua saída do cargo dez dias depois, sem dar explicações sobre o motivo da mudança.
- Markinhos Show
O marqueteiro Marcos Erald Arnoud, mais conhecido como Markinhos Show, atuou no Ministério da Saúde durante a gestão de Eduardo Pazuello. Ele deverá responder a questões sobre publicidade e comunicação oficial da pasta em campanhas sobre a pandemia.
- Paulo Baraúna
Paulo Baraúna é diretor executivo de negócios da White Martins, a fornecedora de oxigênio medicinal para o Amazonas. No início de 2021, o estado conviveu com um colapso causado pela falta de oxigênio para pacientes internados com Covid-19.
Convocação do presidente Jair Bolsonaro
O senador Randolfe Rodrigues apresentou à CPI requerimento para convocação do presidente Jair Bolsonaro. A intenção do parlamentar é ouvi-lo como testemunha para que ele explique a atuação do governo na crise sanitária que levou à morte mais de 450 mil brasileiros. A iniciativa provocou a reação imediata dos governistas na reunião desta quarta-feira (26) da comissão de inquérito. O assunto é polêmico e divide opiniões no mundo jurídico.
Fonte: Siga Mais