22 de maio de 2020

Nutrição promove mesa redonda virtual para debater atuação profissional durante a pandemia de Covid-19

Nutrição promove mesa redonda virtual para debater atuação profissional durante a pandemia de Covid-19

Ideia é manter esse tipo de atualizações com novas palestras durante o período de quarentena com atividades on-line

O curso de Nutrição do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promoveu na última segunda-feira, 18, uma mesa redonda virtual para debater a atuação profissional nutricionista durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Por conta da suspensão das aulas presenciais na Instituição devido às ações de distanciamento social para conter o avanço da pandemia na região, a atividade foi realizada pelo programa de encontros virtuais Google Meet.

“O evento teve por objetivo a atualização dos alunos do curso de Nutrição perante um assunto novo e desconhecido, ou seja, trazer aos alunos a possibilidade de se atualizar com a experiência de duas profissionais que estão na linha de frente do tratamento da Covid-19 em dois grandes hospitais de referência do estado. Além, claro, do entendimento mais próximo da situação que estamos vivendo”, contou a coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Miriam Ghedini Garcia Lopes.

A mesa redonda, idealizada pela Prof.ª Dra. Camila Maria de Arruda e voltado a todas as turmas do curso, contou com a participação das palestrantes nutricionistas Milena dos Santos Mantovani, ex-aluna da UniFAI que trabalha na linha de frente do tratamento da Covid-19 na Enfermaria de Infectologia do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Botucatu, e Bianca Mazoli, que trabalha na Enfermaria de Pediatria do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo.

“Foi muito chocante a fala delas perante alguns casos e algumas situações que elas vivenciam diariamente. Além dessa atualização, elas demonstraram toda a importância e o papel dos profissionais da saúde, incluindo os nutricionistas, no cuidado dos pacientes com Covid-19. Foi muito impactante e muito bom”, comentou Miriam Ghedini.

A ideia é manter esse tipo de atualizações com novas palestras durante o período de quarentena com atividades on-line. “Uma sugestão dos próprios alunos”, completou a coordenadora do curso.

Nutrição

Investigar e controlar a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde é uma das principais atividades do nutricionista.

Ele também é responsável por definir cardápios, sugerindo pratos variados e equilibrados que supram as necessidades nutricionais dos clientes, pacientes ou hóspedes, além de orientar e prescrever dietas individuais ou de grupo para diabéticos, hipertensos, obesos e pacientes de doenças renais, hepáticas ou quaisquer outras cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico.

O nutricionista é apto a trabalhar em indústrias, empresas privadas, órgãos públicos, escolas, hospitais, hotéis e restaurantes, por exemplo.

O curso de Nutrição da UniFAI tem aulas presenciais no Câmpus II (avenida Francisco Bellusci, 1.000), com duração de oito semestres (quatro anos), nos períodos diurno e noturno, e conta com laboratórios de Bioquímica de Alimentos, Técnica Dietética e Qualidade de Alimentos, Análise Sensorial e Análise Química de Alimentos.

O curso também tem à sua disposição a Clínica de Nutrição (Nutriclínica), para prestação de serviços à comunidade, constituído por um laboratório de avaliação nutricional, no qual os acadêmicos de Nutrição têm a oportunidade de conhecer e desenvolver as habilidades de manuseio de equipamentos para avaliação do estado nutricional.

Sugestão de legenda da imagem: Por conta da suspensão das aulas presenciais na Instituição devido às ações de distanciamento social para conter o avanço da pandemia na região, a atividade foi realizada pelo programa de encontros virtuais Google Meet.

 

Por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês