Ministério da Saúde aprova readequação do prédio da UPA para funcionamento do CIS em Adamantina
Em despacho publicado nesta quarta-feira (16), pelo Ministério da Saúde e assinado pela diretora do departamento de economia da saúde, investimentos e desenvolvimento, Maria Eridan Pimenta Neta, a Prefeitura de Adamantina conseguiu a readequação do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para uma policlínica. Agora, funcionará no local o Centro Integrado de Saúde (CIS).
A readequação foi aprovada tendo como embasamento a nota técnica 78/2019-CQIS/CGES/DESID/SE/MS publicada em julho e que foi baseada em toda a documentação encaminhada pelo município.
A Coordenação Geral de Atenção Especializada – CGAE/DAET verificou que foi apresentado como justificava para a alteração solicitada os seguintes esclarecimentos: a Prefeitura de Adamantina informou que não dispõe de viabilidade financeira para arcar com os custos para a abertura e manutenção de uma UPA e para alteração do objeto de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte I para a instalação de uma Policlínica, a Prefeitura encaminhou a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde, pela Comissão Intergestores Regional e pela Comissão Intergestores Biparte.
De acordo com a documentação complementar encaminhada como resposta a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, a coordenação-geral de atenção básica verificou também que haverá a transferência do Centro de Integrado de Saúde – CIS – registrado no CNES nº2083663, para o imóvel construído como Unidade de Pronto Atendimento UPA Porte I e essa é uma solicitação que atende o parecer técnico.
A publicação ocorre após visita do prefeito Márcio Cardim e do deputado federal Enrico Misasi ao Ministério da Saúde em Brasília.
“Após muita luta conseguimos liberar esse espaço que a partir de agora possibilitará o atendimento dos munícipes sem que seja preciso pegar a estrada rumo a Marília e Tupã. Esse trabalho é fruto do esforço também do secretário de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino e toda a sua equipe para que toda a documentação fosse aprovada em todos os conselhos”, afirma o prefeito.
No local, foram investidos em torno de 80 mil reais em recursos próprios para a adequação do espaço.
No CIS, os munícipes terão acesso aos serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, pediatria, cardiologia, infectologia e ginecologia e obstetrícia prestados pelos profissionais da Prefeitura.
Os alunos de medicina da UniFAI em regime de internato atenderão nas especialidades de oftalmologia, reumatologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, gastroenterologia e moléstias infecciosas. Já no período das 17h30 às 20h de terça, quarta e quinta-feira funcionará o ambulatório de alergias, obesidade e gestantes de alto risco.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato