Prefeitura de Adamantina afirma que não vai terceirizar coleta de lixo
Coleta de lixo deve ser mantida sob execução do próprio município e não será terceirizada, diz prefeito (Foto: Siga Mais).
Prefeito confirma realização de estudos e afirma que não vai terceirizar coleta de lixo
A divulgação pela imprensa sobre estudos realizados pela Prefeitura de Adamantina acerca da possibilidade de terceirizar a coleta de lixo urbano causou reações na cidade, entre contrários e favoráveis à medida, e entre o grupo de trabalhadores que compõem a equipe de coletores.
Ao jornal Folha Regional, no final de setembro, a administração municipal confirmou a realização de estudos para verificar as vantagens e desvantagens do serviço feito pelo próprio município ou repassado a uma empresa privada. “Nesse momento, o que está sendo desenvolvido é um estudo focado na parte qualitativa e financeira”.
Após a publicação, as reações se desdobraram nas redes sociais e o tema repercutiu na última sessão da Câmara Municipal de Adamantina, sobretudo a partir de declarações do vereador Alcio Ikeda.
O desfecho mais recente foi uma reunião na tarde desta quinta-feira (10), a pedido dos coletores de lixo, realizada no gabinete do prefeito. O encontro foi agendado pela Câmara Municipal.
Participaram da reunião o prefeito Márcio Cardim e o secretário de administração Evandro Souza; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Nivaldo Martins do Nascimento “Londrina”; os vereadores Eder Ruete, Alcio Ikeda, Acácio Rocha, Dinha Gil, Aguinaldo Galvão e João Davoli, e os representantes dos coletores.
Após a exposição do problema e os receios à terceirização, o prefeito Márcio Cardim confirmou os estudos, que considerou necessários para entender a dinâmica do serviço terceirizado e seus custos, para poder comparar com os atuais custos decorrentes do serviço público mediante execução própria – como é realizado atualmente –, e afirmou que o município não irá terceirizar a coleta de lixo.
Ele disse ainda que a administração tem realizado ações e buscado alternativas para melhorar a infraestrutura da coleta de lixo, e garantiu a inserção no orçamento de 2020 de recursos financeiros próprios para a aquisição de pelo menos um novo caminhão coletor e compactador.
O prefeito destacou ainda que a administração e os vereadores têm realizado pedidos junto a deputados e governo, em busca de recursos para aquisição de caminhões.
Siga Mais