24 de setembro de 2019

Repasse de verba municipal ao Corpo de Bombeiros de Adamantina possibilita higienização dos uniformes usados no combate a incêndios

Repasse de verba municipal ao Corpo de Bombeiros de Adamantina possibilita higienização dos uniformes usados no combate a incêndios
Foto - Sargento do Corpo de Bombeiros, Gabriel Valente Silva e o Cabo Ebeling mostrando a higienização dos uniformes usados no combate a incêndios para o prefeito Márcio Cardim.

Na região do 14º Grupamento dos Bombeiros que contempla 54 municípios, apenas o Corpo de Bombeiros de Adamantina promove a higienização do EPIs

Por meio do repasse destinado pela Prefeitura de Adamantina ao Fundo Especial do Bombeiro (FEBOM), o pelotão sediado em Adamantina tem promovido a higienização dos uniformes usados no combate a incêndios.

Na região do 14º Grupamento dos Bombeiros que contempla 54 municípios, apenas o Corpo de Bombeiros de Adamantina promove a higienização do equipamento de proteção individual (EPI).

Conforme explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Gabriel Valente Silva, antigamente os casacos e calças sujas de combate a incêndios eram vistos com distintivos de honra, porém agora o que se sabe é que a falta de higienização pode resultar em doenças cancerígenas, transmissíveis, na absorção de calor, condução de eletricidade, chegando a ser inflamável.

“Em suma, o equipamento de proteção individual (EPI) limpo pode ajudar o profissional a viver mais tempo e a evitar o desenvolvimento de doenças, pois uma pesquisa desenvolvida pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) identificou que os bombeiros norte-americanos têm mais chances de desenvolver diversos tipos de câncer”, afirma.

O estudo analisou, durante seis décadas, cerca de 30 mil oficiais das cidades de Chicago, Filadélfia e São Francisco e 60% das mortes em serviço dos bombeiros entre 2002 e 2016 estão relacionadas com o câncer, de acordo com a Associação Internacional dos Bombeiros (IAFF). Dos 1053 bombeiros que morreram durante esse período, 632 morreram de câncer
O EPI que é limpo passa pelos procedimentos de pré-lavagem, lavagem, neutralização, amaciante e secagem.

“Realizamos uma reunião com Secretário de Administração, Evandro Souza e na oportunidade, foi apresentada a necessidade da contratação de tal serviço. Promovemos a procura na cidade de Adamantina por lavanderias que executassem os procedimentos e contratamos o serviço por meio do repasse que a Prefeitura destina ao Corpo de Bombeiros”, explica o Tenente Avanço.

Todo bombeiro terá seu EPI lavado quando a necessidade for verificada. Para isso, o pelotão promoverá o controle por meio de uma planilha e mesmo um ano após o EPI ter sido lavado e não ter sido usado em ocorrências de incêndios, o mesmo passará novamente pelo procedimento de lavagem.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês