Prefeitura de Adamantina reforça necessidade do descarte correto de lixo e entulhos
Município conta com a coleta seletiva e, ainda, com usina de reciclagem de resíduos da construção civil
No entanto, as equipes têm observado que mesmo após a manutenção das diferentes áreas, alguns munícipes tem feito o descarte de lixo e entulhos em espaços públicos. Tal ação, resulta no aparecimento do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika vírus e chikungunya e, ainda, de baratas, ratos, escorpiões, dentre outros.
O município oferece dois serviços diferentes que são: a coleta seletiva semanal e, ainda, conta com uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil.
Coleta Seletiva
Todas as terças-feiras, o município promove a coleta seletiva de materiais recicláveis, a medida visa contribuir para o meio ambiente e, ainda, gerar emprego e renda para os membros da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Adamantina (COOPERADAM).
Hoje, a COOPERADAM conta com 20 cooperados que recebem em média mais de R$ 1.800,00 por mês com o resultado do trabalho e da venda dos materiais reciclados. O objetivo é aumentar o número de cooperados, mas para isso é fundamental a colaboração dos moradores separando corretamente o lixo orgânico do reciclável.
Os comerciantes podem avisar ainda a cooperativa sobre os materiais recicláveis a serem recolhidos por meio do telefone direto 99673-1831 de segunda a sexta-feira.
Descarte correto dos entulhos da construção civil e volumosos
Outra medida é que os munícipes podem destinar restos de construção civil (areia, cimento, tijolo, entre outros) e, ainda, sofás, armários, mesas, guarda-roupas, os chamados volumosos no local certo.
Basta fazer a destinação dos itens na Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil que está situada na Estrada Municipal ADM-30, km 02, S/N – Zona de Expansão – Córrego do Rancho. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 17h.
—