6 de dezembro de 2025

Polícia Civil intercepta veículo com 38 kg de peças de bronze furtadas de túmulos; dois são presos

Polícia Civil intercepta veículo com 38 kg de peças de bronze furtadas de túmulos; dois são presos
Dois suspeitos foram presos. Ação envolveu a DIG e DISE de Dracena e Delegacia de Junqueirópolis.

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (5), dois homens, de 36 e 56 anos, após interceptar um carro que transportava cerca de 38 quilos de peças de bronze furtadas do Cemitério Municipal de Junqueirópolis. A ação envolveu equipes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de Dracena, em apoio à Delegacia de Polícia de Junqueirópolis.

A ocorrência teve início quando policiais de Junqueirópolis informaram a DIG/DISE que três indivíduos tentavam vender vasos de bronze, aparentemente subtraídos de túmulos, em um ferro-velho da cidade. Com as características do veículo repassadas, equipes foram alertadas de que os suspeitos haviam seguido em direção a Dracena.

Diante da denúncia, agentes da DIG/DISE se posicionaram ao longo da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) para localizar o carro e impedir a fuga. Pouco depois, o veículo foi avistado retornando no sentido a Junqueirópolis, iniciando um breve acompanhamento.

A interceptação ocorreu no trevo das “Duas Barras”, acesso à Via João Furini. No momento da abordagem, um dos ocupantes conseguiu fugir ao descer do veículo. Ele já foi identificado — trata-se de um homem de 24 anos — e será investigado por envolvimento no crime.

No porta-malas, os policiais localizaram diversas peças de vasos de bronze cortadas, somando mais de 38 kg. Os itens correspondem a furtos registrados em 12 de novembro no cemitério municipal, quando sete vasos ornamentais foram levados.

Os dois detidos foram levados à Delegacia de Junqueirópolis, onde tiveram a prisão em flagrante ratificada. O carro, dois celulares e todo o material apreendido foram recolhidos para investigação. As peças de bronze passarão por perícia e, posteriormente, serão devolvidas à administração do cemitério.

Como o crime permite fiança, por ter pena máxima inferior a quatro anos, o valor foi arbitrado pela autoridade policial e pago pelos suspeitos, que responderão ao processo em liberdade.

A Polícia Civil destacou que segue em atuação permanente na região, com ações integradas e respostas rápidas para combater crimes contra o patrimônio e garantir a responsabilização dos envolvidos.

 

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia