3 de dezembro de 2025

Secretaria de Educação de Adamantina promove premiação do projeto “Calendário da Vida”

Secretaria de Educação de Adamantina promove premiação do projeto “Calendário da Vida”
Ação celebrou protagonismo dos alunos da rede municipal de ensino e histórias de mulheres que marcaram a história do mundo
 Na noite da última segunda-feira (1), foi realizada no Cine Hos, a solenidade de premiação do Calendário Vida, iniciativa que visa promover reflexão, sensibilidade e consciência social por meio da arte e da escrita.

A iniciativa foi adotada pela Secretaria de Educação e desenvolvida pelas escolas municipais de Ensino Fundamental de Adamantina.

Nesta edição, as crianças da rede municipal mergulharam na trajetória de mulheres que marcaram a história, estudando seus feitos, desafios e legados.

“A partir dessas vivências, produziram desenhos e frases que traduzem, com sensibilidade e potência, aquilo que aprenderam. O resultado desse trabalho coletivo e significativo compõe o Calendário 2026, repleto de páginas emocionantes e inspiradoras”, conta Viviane Pereira de Souza, Assessora Técnica Pedagógica.

O evento contou com a presença da juíza e mentora do projeto, Ruth Duarte Menegatti, da vice-prefeita, Lúcia Haga, da secretária de Educação, Elisabeth Gomes Meirelles, das assessoras técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Pereira de Souza e Ana Paula Tarifa e ainda as diretoras, coordenadoras e professores da rede municipal. Pais, familiares e os estudantes premiados também marcaram presença no evento.

“Posso afirmar que a emoção esteve presente em cada anúncio, cada aplauso e cada olhar orgulhoso das famílias. O projeto reafirma a importância da educação como espaço de formação integral, onde as crianças não apenas aprendem conteúdos, mas também constroem valores, autoestima e consciência histórica”, diz Beth Meirelles, secretária de educação.

Ainda segundo ela, o Calendário da Vida 2026 é mais do que uma produção gráfica — é um registro sensível do pensamento, da criatividade e da voz das nossas crianças, que, com delicadeza e profundidade, homenagearam mulheres que transformaram o mundo e continuam inspirando novas gerações.


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato
Compartilhe esta notícia