19 de novembro de 2025

FAI realiza cerimônia de premiação dos Congressos Científicos 2025 no dia 25 de novembro

FAI realiza cerimônia de premiação dos Congressos Científicos 2025 no dia 25 de novembro
A solenidade acontecerá a partir das 19h30, no Auditório Miguel Reale

O Centro Universitário de Adamantina (FAI) realiza, no dia 25 de novembro, a aguardada cerimônia de premiação dos Congressos Científicos 2025, celebrando os melhores trabalhos apresentados durante os eventos realizados entre 20 e 22 de outubro. A solenidade acontecerá a partir das 19h30, no Auditório Miguel Reale, localizado no Campus II da instituição.

Neste ano, a premiação conta com tablets, Kindle e fones Bluetooth, como forma de incentivo à pesquisa e à inovação. A lista completa dos premiados já está disponível no link fai.com.br/cic

A edição de 2025 dos Congressos Científicos da FAI — composta pelo 19º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 15º Congresso de Pesquisa Científica (CPC) e o 18º Congresso de Iniciação Científica Júnior (CIC Jr.) — teve como tema “Inteligência Humana e Transformações na Atualidade”.

Ao longo de três dias, a programação gratuita e aberta ao público reuniu milhares de visitantes de diversas cidades e estados brasileiros, resultando em uma expressiva produção científica. No total, foram 795 trabalhos submetidos, representando um crescimento de 23% em relação a 2024, e 2.055 autores inscritos, provenientes de cinco estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

CIC contou com 323 trabalhos submetidos — sendo 45 apresentações orais e 278 pôsteres digitais — e 666 autores. O CPC recebeu 94 trabalhos (16 orais e 78 pôsteres), com 133 autores. Já o CIC Jr., voltado à educação básica, teve 378 trabalhos apresentados, entre maquetes e pôsteres, com a participação de 1.256 estudantes.

Um dos diferenciais desta edição foi o investimento em tecnologia e aprimoramento da experiência dos participantes. Assim como em 2024, os pôsteres foram exibidos em tótens digitais, e as apresentações orais ocorreram em salas silenciosas, garantindo melhor concentração e qualidade acústica. Além disso, o evento contou com 12 minicursos gratuitos, ministrados por docentes e pesquisadores convidados, ampliando as oportunidades de aprendizado e troca de conhecimentos.

 

Por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia