30 de outubro de 2025

Adamantina é um dos municípios paulistas que possui Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI)

Adamantina é um dos municípios paulistas que possui Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI)
Encontro visa construção de instrumental de monitoramento do PMPI

Com o objetivo de construir o instrumental de monitoramento que servirá para acompanhar de forma técnica as metas e os indicadores de cada setor que compõe o Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI), os membros do Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância realizaram uma reunião na sede da Instituição Capaz, em Adamantina.

O encontro que contou com a participação dos membros do Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, além dos secretários das áreas de Educação, Assistência Social e Cultura foi necessário, porque o município definiu que o PMPI será atualizado anualmente, e o primeiro ciclo de revisão está previsto para janeiro de 2026.

O PMPI é um documento de gestão e planejamento que define as diretrizes, metas e estratégias para garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos.
Ele contempla ações integradas nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, além de diretrizes de proteção, convivência familiar e comunitária e promoção do desenvolvimento integral. O plano orienta as políticas públicas voltadas à primeira infância no período de 2024 a 2033.

Conforme explica Bruno Rissatto, psicólogo do Órgão Gestor da Assistência Social e responsável pela coordenação e redação do PMPI, o plano é fundamental porque organiza as políticas públicas de forma intersetorial, garantindo que as ações voltadas à primeira infância sejam planejadas de modo articulado e contínuo.

“Ele também funciona como um instrumento de controle social e transparência, permitindo que a sociedade acompanhe o cumprimento das metas e a aplicação dos recursos voltados à criança. Além disso, o plano responde às exigências do Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016) e contribui diretamente para o desenvolvimento humano e social do município”, afirma Rissatto.

Atualmente, o município desenvolve diversas ações voltadas à primeira infância:

  • Na Saúde, há acompanhamento pré-natal em todas as UBS, grupos de gestantes, campanhas de aleitamento e vacinação, e atenção odontológica infantil.
  • Na Educação, o município mantém 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola e 57,8% das crianças de 0 a 3 anos em creches, além de ações de inclusão e atendimento educacional especializado.
  • Na Assistência Social, funcionam programas e serviços como o Criança Feliz, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e o Programa Estadual VIVALEITE, que desenvolvem ações de promoção, proteção e acompanhamento de famílias e crianças, conforme as necessidades identificadas em cada território.
  • Na Cultura, ocorrem projetos de incentivo à leitura, oficinas culturais e atividades de lazer voltadas à infância.

Segundo Rissatto, o encontro teve como propósito alinhar essas ações entre os setores e definir responsabilidades e prazos de execução.

“Adamantina se destaca por ser um dos municípios paulistas que já possuem o PMPI formalizado por lei (Lei Municipal nº 4.405/2024), o que demonstra o compromisso com a primeira infância e com a construção de políticas públicas baseadas em evidências e planejamento de longo prazo”, finaliza.


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato
Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês