20 de agosto de 2025

Adamantina, Dracena, Flórida Paulista e Osvaldo Cruz assinam convênio de implantação do serviço regional de acolhimento para jovens

Adamantina, Dracena, Flórida Paulista e Osvaldo Cruz assinam convênio de implantação do serviço regional de acolhimento para jovens
Foi realizada na manhã de ontem (19), a solenidade de assinatura do convênio para implantação do serviço regional de acolhimento para jovens.
A cerimônia contou com a presença do prefeito José Carlos Martins Tiveron, da vice-prefeita Lucia Haga, do prefeito de Flórida Paulista, José Andriotti, do vice-prefeito de Osvaldo Cruz, Amilton Albertinazzi, representando a prefeita Vera Morena e do chefe de gabinete de Dracena, Otávio Augusto Adolfo de Oliveira, representando a prefeita Geni Pesin.
Participaram ainda os vereadores Meire Alves dos Santos e Rogério Sacoman, vereadores de outros municípios e secretários de assistência social das cidades envolvidas na implantação dos serviços.Além disso, estiveram presentes ainda representantes da Diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) e a equipe que atua na Casa do Garoto, instituição responsável pelo serviço.

A secretária de assistência social, Andreia Regina Ribeiro, afirmou que a ação vai gerar uma economia de 100 mil reais para o município.

“Atualmente, temos uma jovem atendida na república municipal que passará para o serviço regional. Agradeço a dona Ivoni, sua equipe e todos os envolvidos nesse novo serviço”, disse.

Maria Bernadete Santos Torres, representando a DRADS, disse que a alegria que ela estava sentindo ia além do lado profissional.

“Acreditamos em serviço qualificado pra quem precisa. Parabéns aos municípios. Somos pioneiros no serviço de república regionalizada”, comentou.

Ela ainda acrescentou que essa tem sido uma diretriz do Governo do Estado, pois a medida atende várias cidades e que equaciona o serviço. “A Alta Paulista tem sido referência nos serviços regionalizados”, garantiu.

Ivoni Ramos, presidente da Casa do Garoto, disse que esse é mais um serviço que vem pra somar. “Tenho uma ótima equipe que dará todo o suporte para os atendidos”, finalizou.

Tanto a vereadora Meire Alves como os demais representantes do Poder Executivo, parabenizaram suas equipes pela iniciativa.

Entenda o que é o serviço regional de acolhimento institucional

O novo serviço que é destinado para jovens, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados e que não dispõem de condições de auto sustentabilidade, ou retaguarda familiar temporária ou permanente, ou ainda, que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio Assistenciais, conforme o estabelecido pela Resolução CNAS nº 109/2009.

A implantação da república será sediada em Adamantina em parceria com os municípios de Dracena, Flórida Paulista e Osvaldo Cruz. A execução do serviço será da Organização da Sociedade Civil (OSC) denominada Instituição Solidária Carlos Pegoraro.

Serão disponibilizadas 12 vagas, sendo 06 para a república de jovens do sexo feminino e 06 vagas para a república de jovens do sexo masculino, distribuídas entre os municípios conveniados. O custeio do serviço será cofinanciado pelo Estado, por meio do repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social aos Fundos Municipais de Assistência Social de cada um dos municípios conveniados.


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato
Compartilhe esta notícia