5 de agosto de 2025

CASACOR 2025 convida a “Semear Sonhos” com sensibilidade, memória e natureza

CASACOR 2025 convida a “Semear Sonhos” com sensibilidade, memória e natureza

A CASACOR 2025, realizada no Parque da Água Branca, em São Paulo, traz como tema “Semear Sonhos”, propondo um olhar mais sensível sobre o morar. A proposta da mostra deste ano valoriza o tempo, o toque e o cultivo de espaços afetivos, conscientes e acolhedores, refletindo tendências de comportamento observadas nos últimos anos.

Entre as principais inspirações deste ano, a natureza é protagonista, com jardins internos, paredes verdes, tetos com vegetação suspensa e móveis em formas orgânicas. Essa conexão com o verde pode ser replicada em casa com o uso de plantas de fácil manutenção e espaços integrados à natureza.

Outro destaque está na paleta de cores em tons terrosos, como marrom, ferrugem, argila, caramelo, alaranjados e verdes, que criam ambientes acolhedores e convidativos. Já a chamada “estética casa de vó” resgata memórias afetivas com cristaleiras restauradas, móveis antigos, crochês e elementos dos anos 70.

Nos materiais, há um contraste entre o urbano e o natural: fibras trançadas, pedras, cerâmicas com texturas, palha, madeiras aparentes e tecidos crus. Alguns ambientes apostam também no maximalismo, com estampas marcantes e visual rico em detalhes.

As formas curvas e orgânicas seguem em alta: estantes, móveis e divisórias como biombos e treliças reforçam essa linguagem, aliando estética e fluidez aos espaços. A iluminação é outro ponto forte, com abajures exuberantes, lustres tecnológicos e focos de luz que valorizam o ambiente.

A mostra segue aberta ao público até o dia 3 de agosto, sendo uma excelente oportunidade para profissionais, estudantes e apaixonados por arquitetura e design se inspirarem nas novidades que unem sustentabilidade, estética, memória e funcionalidade.

Aproveite a visita e semeie seus próprios sonhos!

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês