Pauta Aberta com História Regional, Pesquisa e Jornalismo.

“A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que, em verdade, pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.” (Carl Sagan)
“O jornalista é o historiador do presente.” (fcs/umesp)
Da redação.
Nesta atual conjuntura, ainda, quando todos/as buscam apenas “estar” e se esquecem de “ser”, faz-se necessário estar em conexão com a denominada “reflexão crítica” em tempo de pós-globalização midiática.
Também, as idas e vindas patrocinadas pelas propostas mediadas pela “Análise de Conjuntura” em níveis mundial, nacional, estadual e municipal, são mais do que necessárias para a compreensão deste cenário em diversas áreas.
Portanto, torna-se fundamental que a “Pesquisa acadêmica” em nível de pós-graduação, também, nos cursos afins aos interesses do/a pesquisador/a desde o período da “graduação”.
História e Jornalismo
Em meio as aproximações das áreas que envolvem a História e o Jornalismo, bem como, no desenvolvimento de pesquisas em busca das respectivas “fontes”, neste caso em especial, cada área com suas ferramentas específicas, deve-se considerar que o diálogo para ambos os lados, acaba possibilitando avanços para o conhecimento e a reflexão crítica.
Nesta quinta-feira, 10, “dia da pizza”, esteve participando do Programa Pauta Aberta, a partir das 10h30, TIAGO RAFAEL ALVES DOS SANTOS, professor e pesquisador, também, “Escritor” e autor de diversas publicações com temas e temáticas na área da História Regional.
Nestas “conversações”, TIAGO abordou diversos assuntos relacionados com a vida familiar, bem como, formação acadêmica em níveis de “graduação/História” e pós-graduação como Mestre em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente, SP e doutorando na UNESP de Tupã, SP.
Foram momentos que envolveram questões afins aos interesses da “comunidade local”, além da contextualização histórica de temas relacionados com o “meio ambiente”, assim, deve-se considerar que a proposta do Pauta Aberta continua mais atual do que nunca neste tempo novo tempo.
Equipe, parcerias, apoios e cortesia
A coordenação editorial que envolve as áreas da “pauta, apresentação, direção e jornalista responsável”, ainda, a partir deste Programa, estão sob a responsabilidade de SÉRGIO BARBOSA (seb@r), jornalista diplomado.
Nas atividades de edição de áudio e vídeo, ainda, trabalhos e técnicos, CRIS ALLYSSON; Divulgação, assessoria e fotografia, GILSON LEANDRO; também, Jornalista responsável da Rádio Comunitária LIFE FM, JOÃO CÉSAR PRADO.
Desde a semana passada, ou seja, do dia 3 de julho, todos/as os/as CONVIDADOS/AS para participarem do Programa, estão sendo agraciados por meio de APOIO CULTURAL, com “uma caneca personalizada com as marcas da LIFE FM e do PAUTA ABERTA.
O Programa PAUTA ABERTA tem parceria na divulgação com o site/portal, ADAMANTINA NET; também, Apoio institucional da CÁTEDRA UNESCO/UMESP DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
O denominado Apoio cultural, está com a ESPAÇO ROCK STORE – underground e suas variedades de produtos para diversos fins.
Você pode acessar pelas plataformas: facebook/espaço rock-store ou @espacorock.