1 de julho de 2025

FAI abre eleições para representantes do Conselho Universitário

FAI abre eleições para representantes do Conselho Universitário
Candidatos podem se inscrever até 14 de julho no Protocolo do Câmpus I ou por e-mail; votação será eletrônica entre os dias 17 e 24

O Centro Universitário de Adamantina (FAI) divulga a abertura do processo eleitoral para a escolha de novos representantes docentes e técnico-administrativos (TAs) para compor o Conselho Universitário (ConsU). Os candidatos podem se inscrever até 14 de julho, no Protocolo do Câmpus I ou por e-mail, e a votação será eletrônica dos dias 17 a 24, via CPF e chave enviada por e-mail institucional.

As regras para as eleições constam no edital nº 025/2025. Serão preenchidas cinco vagas para docentes doutores e cinco para suplentes, além de três vagas para docentes mestres e três para suplentes. Para os técnico-administrativos, serão duas vagas para representantes e duas para suplentes. O mandato para os eleitos será de dois anos, com início previsto para 21 de agosto.

São considerados eleitores todos os servidores docentes efetivos e em exercício que possuírem título de mestre ou doutor com validade nacional, e os TAs efetivos e em exercício. Cada eleitor poderá escolher apenas um candidato entre seus pares.

Membros da reitoria, pró-reitorias e chefias de departamento não participam do processo eleitoral como candidatos, por já terem assento no ConsU. Servidores afastados não poderão participar como candidato ou eleitor.

Votação

O acesso ao sistema de votação será feito por meio do CPF e de uma chave de votação, que será enviada para o e-mail institucional do servidor. O sistema garante o sigilo do voto, não gerando vínculo entre o CPF/chave de acesso e o voto. É fundamental que os eleitores mantenham suas contas de e-mail institucional ativas para receber as informações sobre o processo eleitoral e a lista de candidatos.

 

Inscrições e resultados

As inscrições para os candidatos serão recebidas até 14 de julho, das 8h às 11h e das 14h às 16h30, no setor de protocolo do Câmpus I, ou via e-mail ([email protected]) com a digitalização do formulário, que está disponível no anexo do edital. Os candidatos podem, ainda, fornecer o link do seu currículo Lattes para divulgação pela Comissão Eleitoral.

A apuração dos votos ocorrerá às 10h de 25 de julho, no Câmpus I, em sessão aberta à comunidade universitária. A lista dos classificados será divulgada dia 28, em ordem decrescente de votos, com os mais votados sendo titulares e os seguintes, suplentes. Em caso de empate, a escolha recairá sobre o candidato com maior tempo de serviço na FAI e, persistindo o empate, o de maior idade.

Haverá prazo para recurso até às 15h do dia 30 de julho, a ser protocolado no Câmpus I. Os resultados serão homologados e publicados na página da FAI em 4 de agosto.

Atribuições dos Representantes no ConsU

 

Os representantes eleitos terão importantes atribuições no ConsU, tais como avaliar e acompanhar o planejamento e as políticas gerais da FAI; deliberar sobre normas de funcionamento, alterações do Estatuto e aprovação de regulamentos; deliberar sobre a criação e extinção de cursos, bem como sua organização; apreciar a proposta orçamentária e a prestação de contas; aprovar a criação e extinção de cargos e funções; aprovar e acompanhar a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Para mais informações, consulte o edital nº 025/2025 disponível em “editais e comunicados” no portal institucional.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia