13 de setembro de 2025

2ª Etapa do Circuito de Atletismo – Escolas Unificadas acontece no próximo dia 17

2ª Etapa do Circuito de Atletismo - Escolas Unificadas acontece no próximo dia 17
Evento organizado por programa de extensão da FAI promove inclusão através do esporte

A cidade de Lucélia se prepara para receber, no dia 17 de setembro, a 2ª Etapa do Circuito de Atletismo – Escolas Unificadas. O evento, com início marcado às 8h, será realizado na Escola Carlos Bueno e no Campo da Vila Rancharia, tendo como lema “Inclusão é ação! Nós decidimos incluir”. 

A iniciativa faz parte do programa de extensão da FAI “Esporte Adaptado: muito além de uma conquista esportiva”, coordenado  pela professora Gabriela Gallucci Toloi. O grande objetivo do evento é promover ações que valorizem as potencialidades das pessoas com deficiência e destacar a importância do esporte unificado. Este conceito, pilar do projeto, propõe que atletas com e sem deficiência intelectual e ou autismo treinem e compitam juntos, na mesma equipe, fomentando um ambiente de respeito mútuo e integração.

Participarão desta etapa alunos das APAEs de Adamantina, Lucélia e Osvaldo Cruz, além dos estudantes da escola anfitriã, a E.M.E.F Profº Carlos Bueno, que funciona como uma “escola unificada”. De acordo com a Profa. Gabriela Gallucci Toloi, “a nossa ideia é que essas açõespossam valorizar as potencialidades das pessoas com deficiência e cada vez mais destacar a importância do esporte unificado”.

Para além da competição, o circuito representa uma valiosa oportunidade de aprendizado prático para os acadêmicos do curso de Educação Física, que atuarão na organização e arbitragem das provas. “Um outro grande mérito do evento será  promover aos alunos do curso de Educação Física da FAI uma oportunidade de aprendizado, unindo o esporte, o ensino, a extensão e a inclusão”, comentou a coordenadora. 

O evento contará também com a participação de estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que já desenvolvem atividades ligadas ao esporte unificado na Escola Carlos Bueno. 

A primeira etapa do circuito de Atletismo foi realizada com sucesso em Adamantina. Agora, as expectativas se voltam para Lucélia, em um dia que promete celebrar não apenas conquistas esportivas, mas principalmente a vitória da inclusão. O circuito tem como parceiro principal as Olimpíadas Especiais Brasil, uma organização global que promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte.

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Compartilhe esta notícia