25 de outubro de 2019

270 alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Educação de Adamantina participam do SAEB

270 alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Educação de Adamantina participam do SAEB

Na quarta-feira (23), 270 alunos dos 5º anos da rede municipal de educação de Adamantina participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O SAEB objetiva diagnosticar a educação básica do país e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica.

Para isso, são usados dois tipos de instrumentos: testes cognitivos e questionários. Os testes cognitivos contemplam as área do conhecimento Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MT).

Já os questionários que são tanto impressos quanto eletrônicos são respondidos por alunos, professores, diretores, secretários estaduais e municipais de educação. Por meio das respostas, os fatores socioeconômicos e de contexto são compreendidos e isso ajuda a entender o desempenho dos alunos nos testes.

É a partir desse instrumento de avaliação aplicado a cada dois anos, que obtemos a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que em sua última edição no ano de 2017 atingiu a nota de 6.9, superando a meta estipulada de 6.4.

“Para a edição deste ano, a meta do município é de 6.6, mas com todo o trabalho realizado nas escolas pelos gestores, professores, alunos e funcionários, esperamos manter a nota de 6.9 ou até mesmo superar a nota já alcançada”, afirma Maria Angélica Feitoza, assessora técnica pedagógica do ensino fundamental I.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Compartilhe esta notícia