10 de maio de 2022

1º Dia de Treinamento de RCP em massa mobiliza mais de 70 participantes no Parque dos Pioneiros

1º Dia de Treinamento de RCP em massa mobiliza mais de 70 participantes no Parque dos Pioneiros

No último sábado (7), a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, de Planejamento e Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), em parceria com o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Adamantina, realizou no Parque dos Pioneiros a “Campanha Juntos Salvamos Vidas – “1º Dia de Treinamento”.

Participaram da iniciativa que objetivou capacitar as pessoas no primeiro atendimento diante de um caso de parada cardiorrespiratória, 78 pessoas, entre estudantes de cursos técnicos, de graduação e a população em geral.

Além disso, foram arrecadados 30 quilos de alimentos destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

A atividade foi dividida em duas fases. Foram montadas 4 bases, onde os bombeiros explicaram diferentes procedimentos que fazem parte do cotidiano desses profissionais. Depois disso, os participantes aprenderam na prática a fazer a massagem cardiorrespiratória.

Foram espalhados 10 bonecos e os presentes fizeram todas as etapas que envolvem o salvamento, que consiste em identificar se a vítima está ou não consciente, acionamento do Corpo de Bombeiros pelo 193 e a massagem.

De acordo com o instrutor do Corpo de Bombeiros, 2º Sargento PM Valente, o conhecimento é fundamental, pois os casos mais comuns são com familiares, vizinhos e parentes.

Caroline Poli foi uma das inscritas no treinamento. Além de aprender, ela foi a “vítima” do simulado que encerrou a ação. “Foi muito legal! A sensação que eu tenho é que se acontecer, será o melhor atendimento pois foi tudo bem muito preparado. Bom saber que tem pessoas preparadas para salvar vidas!”, afirma.

O prefeito Márcio Cardim, a vice-prefeita Maria Lourdes Santos Gil e o secretário de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, acompanharam a ação. De acordo com Cardim, a iniciativa é fundamental, pois o foco está em capacitar mais pessoas para que, caso seja necessário, elas apoiem até a chegada do atendimento especializado.

De acordo com o Tenente Poli, Comandante do Pelotão de Bombeiros de Adamantina, a capacitação através do treinamento permite que as pessoas saibam o que fazer ao se depararem com uma vítima de PCR (Parada Cardiorrespiratória). “Com isso, aumentam de maneira significativa as chances de sobrevivência durante o resgate”, finaliza.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia