Fisioterapia da UniFAI abre oficialmente o VIII Simpósio do curso

Evento se estende até a quarta-feira, 11, com palestras e minicursos no Câmpus II

 

Por Daniel Torres

 

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) abriu oficialmente na noite desta segunda-feira, 9, o VIII Simpósio de Fisioterapia da instituição no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II.

 

Ao longo do dia, dois minicursos foram realizados com estudantes e profissionais da área de Fisioterapia, sendo, pela manhã, sobre “O uso de Terapias Acústicas – (Ondas de Choque) na Dermato-funcional”, ministrada pela Prof.ª Esp. Ana Paula Costa Andreiv, e, à tarde, sobre “Osteopatia na Lombalgia”, explanada pelo Prof. Roberto Procópio Pinheiro.

 

À noite, após a solenidade de abertura comandada pelo coordenador do curso Prof. Me. Marcos Antônio Pereira Brito, uma mesa redonda aborda o tema da “Sexualidade humana e os dias atuais / atuação da Fisioterapia nas disfunções sexuais femininas”, com a participação das fisioterapeutas Vanessa Penha Basqueroto, Roberta Aparecida Grosso Toquetão e Tatiana Nogales Zanetic Manjak e do médico ginecologista e obstetra José Ortiz Júnior.

 

Pouco antes do debate, o médico José Ortiz faz uma breve definição de temas importantes da sexualidade e um apanhado importante nos dias atuais. Na sequência, as fisioterapeutas Vanessa, Roberta e Tatiana abordam o importante papel da Fisioterapia a desempenhar nas disfunções sexuais, que estejam associadas principalmente a perturbações do desempenho físico e disfunções da região pélvica, especialmente da musculatura do assoalho pélvico (MAP) que provocam desordens do desejo, excitação, orgasmo e dor sexual.

 

Terça e quarta

 

Para esta terça-feira, 10, das 8h às 12 horas, no Laboratório de Fisioterapia I, está programado o minicurso sobre o “Neuroreabilitação aplicada à Encefalopatia Crônica Não Progressiva (ECNP)”, dirigido pela fisioterapeuta Nádia Cristina Cardoni e a terapeuta ocupacional Beatriz Cristina Santos.

 

À noite, a partir das 20h, no Auditório Miguel Reale, o Prof. Esp. Felipe Augusto da Silva ministra palestra sobre “Abordagens Osteopáticas em Pediatria”.

 

Já na quarta-feira, 11, pela manhã, o Prof. Dr. Robison José Quitério apresenta minicurso acerca da “Fisioterapia cardiovascular e metabólica para pacientes idosos” e, à noite, palestra na qual aborda a “Biocomunicação – Olhar quântico da Saúde”.

 

A participação nos minicursos é limitada e necessita de prévia inscrição. As palestras são abertas ao público.

 

 

Sugestão de legenda das fotosUniFAI abriu oficialmente na noite desta segunda-feira, 9, o VIII Simpósio de Fisioterapia da instituição; evento se estende até a quarta-feira, 11, com palestras e minicursos no Câmpus II

 

Crédito das fotosDaniel Torres