Adamantina inicia planejamento para sediar Jogos Regionais em 2.018

Menos de uma semana após a confirmação de Adamantina como sede dos Jogos Regionais em 2.018, a Prefeitura iniciou o planejamento para reestruturação das praças esportivas existentes no município. Nesta terça-feira (18), uma pré-comissão foi formada para levantar os custos e as adequações necessárias para sediar o maior evento esportivo regional.

Participaram do encontro, comandado pelo prefeito Márcio Cardim (DEM), representantes da Prefeitura, Câmara e UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), além de José Nunes, organizador dos Jogos Regionais de Osvaldo Cruz, que dará suporte técnico para Adamantina.

Ele e o secretário de Esportes, Ronaldo Pereira Dutra ‘Tuiuiú’, percorreram nesta terça as praças esportivas para avaliação inicial da estrutura do município. Segundo Nunes, Adamantina possui condições se sediar a competição sem grandes investimentos.

Ainda, na reunião, ficou definido que na sexta-feira (11) será instituída uma comissão, formada por empresários, esportistas e representantes do poder público, responsável por viabilizar os Jogos Regionais em Adamantina.

Adamantina sede dos Jogos Regionais

Após 10 anos da primeira tentativa de sediar os Jogos Regionais, Adamantina foi anunciada como sede da maior competição esportiva da região em 2.018. A confirmação foi feita na quinta-feira (3), pelo secretário estadual dos Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino.

Segundo a Prefeitura, o lançamento oficial deverá ocorrer em setembro, com a presença de autoridades, comunidade e lideranças, além do secretário estadual. “Recebemos a confirmação com muita alegria, devido ao município quebrar um paradigma de que somente Assis, Dracena, Osvaldo Cruz e Ourinhos teriam estrutura para receber os Jogos Regionais”, comemorou o secretário municipal de Esportes.

Inicialmente, o objetivo era sediar o evento esportivo em 2.019, mas devido aos benefícios que trazem a realização dos Jogos ao município, optou-se por almejar a competição para o próximo ano. “Os Jogos Regionais é um antigo sonho da população, que trará benefícios tanto para a área esportiva, com o incentivo às categorias de base e reestruturação das praças esportivas, como para a economia, já que movimenta o comércio e setor de serviços”, destaca.

Com a confirmação, a Administração Municipal inicia a preparação para reestruturar as praças esportivas até julho de 2.018, quando está marcada a competição. “Haverá uma vistoria do Governo do Estado, que apontará as adequações necessárias para realização dos Jogos”, informa Tuiuiú.

Praças esportivas

O secretário municipal enfatiza ainda que Adamantina tem estrutura necessária para receber uma competição do porte dos Jogos Regionais. Segundo ele, existem cinco ginásios de esporte, piscinas, quadras de tênis e de areia, campos de futebol, cancha de malha e bocha, estádio, pistas de atletismo, além de salões que podem receber as competições de xadrez, damas e lutas.

“Sabemos que precisam ser feitas diversas adequações na infraestrutura, mas Adamantina possui os espaços necessários para receber os Jogos Regionais. Além da estrutura do município, utilizaremos os espaços da UniFAI, ATC [Adamantina Tênis Clube], Acrea [Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina], além dos bairros e escolas. É uma competição que envolverá toda a cidade”, afirma Tuiuiú.

Benefícios

Os Jogos Regionais reúne a participação de 6.500 atletas e equipe técnica, competindo em 26 modalidades esportivas, que representam 70 municípios da 7ª Região Esportiva do Estado. O evento é realizado anualmente em julho.

Diversos setores serão beneficiados pela competição, como mercados, panificadoras, açougues, farmácias, postos de combustíveis, hotéis, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Por isso, a concretização deste sonho foi um dos principais pedidos do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região) ao Executivo municipal.

“Nos últimos anos, os Jogos Regionais vem sendo realizado em Osvaldo Cruz. Segundo os dados do comércio local, cada edição movimenta mais de R$ 1,5 milhão na economia, o que gera renda e emprego. Por isso, a nossa reivindicação. Neste momento de estabilidade econômica, a concretização dos Jogos Regionais impulsionará os setores do comércio e serviços. São 7.500 pessoas a mais consumindo durante 10 dias em Adamantina”, diz Sérgio Vanderlei, presidente do Sincomercio, que comemorou a conquista.

Por João Vinícius | Grupo Impacto